Blindadora busca certificação pela Volvo para blindar carros elétricos
Unidades passam por teste balístico e automotivo seguindo norma internacional
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A blindadora Carbon e a alemã EDAG apresentaram a certificação balística dos modelos Volvo EX30 e também do C40 e XC40. O R7-Autos Carros foi convidado para presenciar as últimas etapas dos testes de balísticas no modelo EX30. É impressionante poder assistir presencialmente este tipo de teste, foram mais de 1500 tiros disparados em pontos críticos dos SUVs Volvo que incluem os disparos em posições e ângulos exigidos pela norma técnica. A certificação deve ser emitida em breve segundo a empresa.
10 CURIOSIDADES DO VOLVO C40 elétrico com mais de 400cv e autonomia de 400km: preço e detalhes.Veja o vídeo!
Para a avaliação dos modelos EX30, C40 e XC40, foram utilizados projéteis de 9mm e .44 disparados em ângulos de 90 e 45 graus relativos à blindagem, a uma distância de 5 metros do veículo.
Os projéteis são disparados contra o veiculo em condições muito mais agressivas do que as encontradas em uma possível abordagem nas ruas. Esse teste serve para garantir a segurança dos passageiros durante possíveis ataques efetuados com armas de fogo.
“Os disparos são feitos por atiradores profissionais de elite, simulando situações até mais intensas que as encontradas nas ruas. A maioria das blindagens comuns não suportaria os 1.500 tiros dados na certificação”, explica Michel Haddad, diretor de vendas da Carbon blindados.
O teste balístico é uma das etapas para a certificação da blindagem que passa a ter a chancela da marca. Ou seja, quem compra um veículo da marca Volvo não perderá a garantia de fábrica. Depois dessa fase são feitos testes automotivos para certificar a segurança do veículo após o tratamento da blindagem. No caso da Carbon a certificação tem validade global e segue as normas ABNT 15000-2 e NIJ 0108.01, para o nível III-A, o mais alto permitido pela legislação brasileira.
Carro elétrico blindado
No caso dos carros elétricos existe uma preocupação especial nestes projetos de blindagem. A região das baterias que recebe proteção especifica projetada para não haver perfuração das células o que poderia ocasionar incêndios ou mesmo pequenas explosões. Existe uma preocupação especial para estes componentes que são protegidos ao longo do processo de blindagem.
A Carbon é uma blindadora com foco no segmento premium. Fundada em 2015 é a única do segmento que conta com sua própria linha de fabricação de vidros. Além disso exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM, e é pioneira na blindagem de veículos eletrificados.
*com informações de Henrique Pereira
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.