Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Vendas das marcas da Abeifa crescem 124%: BYD e Volvo são destaque

Associadas emplacaram 26,4 mil veículos em agosto; Dolphin Mini, Dolphin, linha Song e Denza B5 estão entre os principais destaques

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
BYD Dolphin Mini azul estacionado de frente Marcos Camargo Jr 01.07.2026

As marcas associadas à Abeifa, entidade que reúne importadoras e fabricantes de veículos, encerraram agosto de 2026 com 26.404 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil. O resultado representa crescimento de 3,3% em relação às 25.558 unidades de julho e uma expressiva alta de 124% na comparação com agosto do ano passado.


Em meio a uma alta de impostos e uma guerra aberta com a Anfavea que critica os regimes tributários, a extensão de condições diferenciadas para kits CKD e a guerra de preços da China que mostra sua extensão no Brasil, os modelos importados seguem em alta.

No acumulado dos oito primeiros meses de 2026, as 13 associadas somaram 163.122 veículos, considerando tanto os modelos importados quanto aqueles produzidos no Brasil. O volume é 95% superior às 83.636 unidades registradas no mesmo período de 2025.


As empresas ligadas à entidade responderam por 10% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país em agosto. No acumulado do ano, a participação é de 8,6%, dentro de um mercado que alcançou 1,88 milhão de unidades.


BYD concentra mais de 92% das vendas


Embora o balanço da Abeifa mostre forte crescimento, o resultado está bastante concentrado. Sozinha, a BYD respondeu por 24.467 veículos, equivalentes a 92,7% de todos os emplacamentos das marcas associadas em agosto.

BYD Dolphin SE cinza estacionado em SP Marcos Camargo Jr 02.06.2026

A fabricante chinesa já acumula 146.990 unidades em 2026 e ficou em quarto lugar no ranking geral do mercado brasileiro em agosto, aproximando-se da Chevrolet. Essa participação mostra como a transformação da Abeifa nos últimos anos está diretamente ligada ao avanço das marcas chinesas e dos veículos eletrificados.

O BYD Dolphin Mini foi o associado mais vendido no mês, com 8.299 unidades. O compacto elétrico estabeleceu um novo recorde e entrou para o grupo dos cinco veículos mais emplacados do Brasil, superando modelos tradicionais como Chevrolet Onix, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross.

BYD Dolphin SE cinza estacionado de traseira Marcos Camargo Jr 02.06.2026

Na segunda posição entre os modelos da entidade apareceu o BYD Dolphin, com 6.740 unidades. A família Song, formada principalmente pelos SUVs híbridos Song Pro e Song Plus, alcançou aproximadamente 6,7 mil emplacamentos.

Com isso, a BYD colocou três produtos entre os dez veículos mais vendidos de todo o mercado brasileiro em agosto: Dolphin Mini, Dolphin e linha Song. No acumulado do ano, o Dolphin Mini já soma 51.239 unidades, enquanto o Dolphin chegou a 31.280. A família Song ultrapassou 45 mil veículos.

King, Yuan Plus e Atto 8 completam avanço da BYD

O sedã híbrido plug-in BYD King também teve participação importante, com 1.433 emplacamentos em agosto e 11.242 desde janeiro. O Yuan Plus apareceu em seguida, com 793 unidades no mês e 4.872 no acumulado.

BYD Atto 8 estacionado em rua calma de São Paulo Marcos Camargo Jr 15.07.2026

Entre os modelos de maior porte, o Atto 8 registrou 193 unidades em agosto e chegou a 1.230 no ano. O elétrico Sealion 7 fechou o mês com 172 emplacamentos.

Dianteira do BYD Sealion 07 Marcos Camargo Jr 30.06.2026

A variedade do portfólio ajuda a explicar o domínio da marca. A BYD participa desde o segmento de hatches compactos, com Dolphin Mini e Dolphin, até as categorias de sedãs, SUVs familiares e modelos de sete lugares. Também combina elétricos com híbridos plug-in, evitando depender de apenas uma tecnologia.

Denza B5 surpreende entre os carros premium

A Denza ficou na segunda posição entre as associadas, com 683 veículos emplacados em agosto. Praticamente todo esse volume veio do B5, que respondeu por 677 unidades no mês e alcançou 2.553 desde o início das entregas.

Dianteira do Denza B5 Marcos Camargo Jr 20.11.2025

O desempenho chama a atenção porque a Denza atua em uma faixa superior de preço e ainda conta com uma rede bem menor do que as fabricantes tradicionais. Mesmo assim, o B5 superou individualmente o resultado mensal de marcas como Kia, Volvo, Porsche e Land Rover.

Traseira do Denza B5 Marcos Camargo Jr 20.11.2025

O SUV híbrido plug-in reúne motor 1.5 turbo, dois propulsores elétricos e tração integral. Seu sucesso mostra que o avanço das chinesas não está restrito aos carros compactos ou de menor preço: ele já alcança também o mercado premium, no qual tecnologia, potência e equipamentos exercem grande influência sobre a decisão de compra.

Kia Bongo mantém espaço entre os comerciais leves

A Kia ocupou o terceiro lugar entre as marcas da Abeifa, com 452 unidades em agosto e 3.722 no acumulado de 2026. O principal responsável pelo desempenho foi o utilitário Bongo, que alcançou 350 emplacamentos no mês.

Kia Bongo em área rual Kia Motors/Divulgação/Kia Motors/Divulgação

O comercial leve, atualmente identificado como K2500, continua sendo uma opção importante para entregas urbanas e pequenos negócios. Ele respondeu por mais de três quartos das vendas mensais da Kia e já soma 2.707 unidades no ano.

XC60 lidera a Volvo

A Volvo terminou agosto com 392 unidades e apareceu na quarta colocação entre as associadas. No acumulado do ano, entretanto, a fabricante soma 5.008 veículos e permanece à frente da Kia.

Volvo XC60 estacionado em SP Marcos Camargo Jr 03.07.2026

O XC60 foi o Volvo mais vendido no mês, com 183 unidades, e chegou a 1.865 no acumulado. O SUV híbrido plug-in continua como o produto de maior volume da marca em 2026, seguido pelos elétricos EX30 e EX40.

A marca também tem uma das gamas mais eletrificadas do mercado brasileiro, formada por cinco elétricos — EX30, EX40, EC40, EX90 e ES90 — e pelos híbridos plug-in XC60 e XC90.

Porsche e Land Rover permanecem entre as maiores

A Porsche ficou na quinta posição da Abeifa, com 185 emplacamentos em agosto e 2.675 no acumulado. Cayenne e Macan continuam como os modelos de maior volume da fabricante alemã. O Cayenne soma 820 unidades no ano, enquanto o Macan registra 735.

Porsche Macan GTS 2026 na estrada Porsche/Divulgação

A Land Rover apareceu logo atrás, com 155 veículos no mês e 1.673 entre janeiro e agosto. O Defender permanece como o principal produto da marca, com 744 unidades no acumulado, seguido por modelos como Range Rover Evoque e Range Rover Sport.

A JAC Motors registrou 57 unidades em agosto e 403 no ano. Aston Martin, Ferrari e Lamborghini tiveram, respectivamente, seis, quatro e três emplacamentos no mês.

Ferrari, Lamborghini e Rolls-Royce, representadas oficialmente no país pelo Grupo Via Itália, retornaram ao quadro da Abeifa. A entidade espera chegar a 16 empresas filiadas nos próximos meses com a entrada de novas operações.

Eletrificados são 95% do volume da Abeifa

Os veículos elétricos e híbridos são o centro do atual crescimento da associação. Dos 163.122 automóveis vendidos pelas filiadas entre janeiro e agosto, 155.647 eram eletrificados, o equivalente a aproximadamente 95% do volume.

As empresas da Abeifa responderam por 41,9% dos 371.165 veículos eletrificados emplacados no mercado brasileiro durante o período. Esse resultado tem forte influência da BYD, mas também inclui as vendas de Denza, Volvo, Porsche, Land Rover, Kia e JAC.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.