Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Christina Lemos - Blogs

Cid Gomes mantém críticas e diz que povo quer “virar a página do PT”

Irmão de Ciro Gomes, após ataques ao PT nesta segunda, se explica pelo facebook. Diz que “Haddad é infinitamente melhor que Bolsonaro”, e que é “o menos ruim para o Brasil”

Christina Lemos|Do R7

Cid Gomes
Cid Gomes

O ex-governador do Ceará e irmão do ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, por meio de redes sociais, tentou esclarecer suas declarações em discurso nesta segunda, em que se irritou com militantes petistas e os chamou de “babacas”, além de declarar que o PT “já perdeu” e “merece perder a eleição”. Na postagem de hoje, declara que apenas “comparou” os dois nomes que estão no segundo turno e que “Haddad é infinitamente melhor que Bolsonaro”. Em seguida, afirma que Haddad é “o menos ruim” para o Brasil.

Cid, no entanto, mantém parte das críticas. Afirma que o povo brasileiro “quer virar duas páginas” do passado recente. “Já virou uma: a do PSDB”, declara. “Neste segundo turno, quer virar outra: a página do PT”. O ex-governador volta a defender que os petistas façam um “mea-culpa” de seus erros - declaração que foi o estopim do incidente com a militância petista. Na nota postada hoje, Cid insiste que “uma profunda autocrítica da companheirada” seguida de um “sincero pedido de desculpas” seriam necessários para evitar a “aventura obscurantista” que o país estaria prestes a experimentar.

O irmão de Ciro Gomes ainda sugere que Fernando Haddad declare que “governará suprapartidariamente”. O ex-candidato está em Roma, para onde embarcou logo após a derrota no primeiro turno. A cúpula petista espera que Ciro retorne ainda esta semana e sinalize com o apoio à candidatura de Haddad.

O incidente envolvendo Cid Gomes em pleno ato de apoio à campanha petista em Fortaleza causou uma forte reversão de expectativa para a cúpula petista. A intensa repercussão do episódio representou um golpe duro para a campanha de Haddad a apenas 12 dias do segundo turno.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.