Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleição na Câmara: Lira escolhe moderado para vice

Deputado Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, tem perfil independente e é tido como cumpridor de acordos. Escolha é reação ao lançamento de Baleia Rossi na disputa.

Christina Lemos|Do R7

O candidado à presidência da Câmara, Arthur Lira, do PP de Alagoas, oficializou hoje o nome de seu eventual substituto no comando da Casa: o deputado do PL do Amazonas, Marcelo Ramos. "Marcelo Ramos estará conosco nesta difícil caminhada e se mostrou um deputado muito competente, num mandato de dois anos apenas, mas com muita capacidade de articulação" , declarou Lira. A escolha do amazonense para o posto é vista como um aceno aos partidos de centro para uma gestão não atrelada ao Planalto - principal crítica dos adversários a Lira, que formalizaram ontem a candidatura de Baleia Rossi, do MDB de São Paulo. Ramos é conhecido por manter posições críticas ao governo e ao presidente Bolsonaro, inclusive em manifestações públicas. 

Marcelo Ramos (de azul) com Lira ao centro: vice conhecido por ser crítico ao governo
Marcelo Ramos (de azul) com Lira ao centro: vice conhecido por ser crítico ao governo Marcelo Ramos (de azul) com Lira ao centro: vice conhecido por ser crítico ao governo

O deputado do PL foi aliado de primeira hora de Arthur Lira, ainda nos lances iniciais da disputa, o que supreendeu o grupo de Rodrigo Maia, de quem Ramos tornou-se próximo ao assumir a presidência de comissões importantes, como a da Reforma da Previdência. Parlamentar de primeiro mandato e representante no parlamento de um estado considerado "periférico", o liberal se descatou nos últimos dois anos como importante articulador de questões delicadas, e cumpridor de acordos, inclusive com a oposição. O cargo de primeiro-vice, em caso de vitória, significará uma ascenção inédita para um iniciante, e representa uma real perspectiva de poder, uma vez que a função é na prática o segundo cargo mais importante da Câmara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.