Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Afonso Paciléo
Publicidade

A importância de gestão de projetospara o seu negócio

Por que aplicar processos e métodos é importante para garantir o planejamento da sua empresa? Descubra a seguir!

Empreendendo Direito|Do R7 e Afonso Pacileo


A gestão de projetos é o conjunto de técnicas, processos e práticas que auxiliam na organização interna de uma empresa para garantir o bom desenvolvimento de produtos e serviços lançados por ela. Mas de que maneira ela é essencial para a sobrevivência do seu negócio? Confira neste conteúdo: o conceito de gestão de negócios, qual sua importância e suas etapas.

Projeto X Gestão de projetos:

Antes de tudo, é importante a diferenciação de alguns termos: um projeto é algo temporário, uma atividade que se difere da rotina operacional com tarefas e ações específicas para se colocar em prática um produto, serviço ou mesmo gerar uma mudança organizacional, como aquisição de um software ou implementação de uma nova cultura interna, por exemplo. Já a gestão de projetos, é um conjunto de ações que auxilia na criação e execução do planejamento de cada projeto.

O que é gestão de projetos?

Publicidade

Através do alinhamento de processos, métodos, habilidades, conhecimento e experiência, a gestão de projetos tem o papel de ajustar os detalhes e garantir o cumprimento de objetivos claros e realistas. Ou seja, gestão de projetos é sobre estabelecer os objetivos da empresa, de que maneira os alcançar, quais os recursos disponíveis para isso e em quanto tempo entregará os resultados.

Qual a importância da gestão de projetos para seu negócio?

Publicidade

Através de etapas importantes como planejamento e organização, a gestão de projetos é essencial para execução das atividades dentro do prazo estipulado, com bons resultados e máximo aproveitamento. Ela também auxilia no desempenho da empresa, ampliando sua capacidade de lidar com diferentes desafios, reduzindo as chances de falhas ao prever riscos e encontrando soluções. Ou seja, uma boa gestão de projetos pode garantir efetividade nas operações da empresa, entregando qualidade ao cliente sem comprometer sua capacidade.

Quais as etapas da gestão de projetos?

Sabendo da importância da gestão de projetos, é preciso encará-la como atividade essencial do seu negócio, para que seus colaboradores se adaptem rapidamente e dificuldades no processo sejam evitadas. Para isso, alguns passos são necessários para formação de indicadores de desempenho e monitoramento. Confira a seguir.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.