Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brasil precisa tomar uma atitude para diminuir os gastos públicos, afirma economista

Boletim Focus elevou a estimativa da inflação para 2025 de 5,65% para 5,68; possível solução é aumentar a taxa de juros

Conexão Record News|Do R7

O relatório Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (10), elevou a estimativa da inflação para 2025, passando de 5,65% para 5,68%. A pesquisa, realizada com mais 100 instituições financeiras, mostra que a expectativa do ano fica cada vez mais distante do teto da meta, que é de 4,5%. 


O resultado, segundo o economista Igor Lucena, é "bastante preocupante". Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (10), o especialista explica que há uma deterioração dos índices de aumento de preço, com a aceleração generalizada dos gastos de inflação em todos os itens da economia, corroendo sobretudo o poder de compra dos mais pobres.

“Não estamos vendo no horizonte de curto prazo uma queda da inflação”, pontua Lucena. Para reverter o cenário negativo, o economista destaca a alta na taxa de juros para reduzir a atividade econômica e controlar preços e repasses. Além disso, Lucena alerta que, assim como aconteceu em 2015, "se a gente não tomar uma atitude agora de diminuir gastos públicos, esse número tende a aumentar”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.