Guerra pode chegar ao fim? O que esperar da reunião entre Trump e Putin no Alasca
Segundo Maristela Basso, o presidente americano terá que ser 'inventivo' nas ameaças para que o líder russo 'desista de uma guerra que ele está ganhando'
News das 19h|Do R7
Nesta sexta-feira (8) terminou o prazo imposto por Donald Trump à Rússia para um cessar-fogo na Ucrânia; segundo a Casa Branca, o presidente norte-americano irá se encontrar com Vladimir Putin em uma semana, no dia 15 de agosto, no Alasca.
Maristela Basso, professora de direito internacional da USP (Universidade de São Paulo), explicou, em entrevista para o News das 19h, que é difícil para Trump negociar com Putin sobre o conflito armado contra a Ucrânia, já que, a princípio, a Rússia tem a vantagem na guerra e, consequentemente, não deve retroceder; de acordo com ela, o líder norte-americano precisará ser convincente para conseguir travar um acordo com o presidente russo.
Maristela ainda ressalta que a situação coloca o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em uma posição bastante complicada: "Vai ser apresentado a Zelensky, digamos, um pacote, e ele vai ter que segurar esse pacote,
vai ter que aderir ao que será decidido na reunião do Alasca, sem direito à contestação, e a situação dele é muito difícil, porque ele, se ficar numa posição contrária, se bater o pé e dizer 'eu não vou entregar as áreas que já foram conquistadas, eu não aceito esse ponto ou aquele outro', a guerra vai continuar".
Segundo a professora, seria aconselhável a Zelensky que fosse feito um acordo, benéfico para ambos os países envolvidos, ainda que a Ucrânia perdesse territórios, mas recuperasse a paz. Ela ressalta que Putin não estará para sempre no poder e o líder ucraniano poderia ver isso como uma saída temporária, a fim de que no futuro a Ucrânia voltasse à mesa de negociações.
Últimas

Mulheres escapam de serem levadas por enxurrada em Montes Claros (MG)
Elas estavam em uma moto quando a força da água atingiu o veículo

Homem pede desculpas durante assalto e tenta justificar crime; confira
Polícia Militar reconheceu o suspeito horas depois do ocorrido; ele confessou e foi levado para a delegacia

Brasil registra 1,6 milhão de casos de trabalho infantil
Menos de 1% desse total foi fiscalizado pelo Ministério do Trabalho

Imagens inéditas são liberadas nos arquivos de Jeffrey Epstein
Magnata morreu na prisão em 2019 e foi acusado de uma série de crimes sexuais

Motorista de carro de luxo bate em veículos estacionados e foge; veja vídeo
Não há informações de quem é o condutor ou se há feridos; registro é da zona sul de São Paulo

Famílias desabrigadas pelas inundações na Colômbia cobram auxílio de autoridades
Mais de 31 mil famílias estão desabrigadas após chuvas atípicas que ocorreram em época historicamente marcada pela seca

Criminoso rende alunos e funcionários em academia no Maranhão
Um homem armado assaltou uma academia em Santa Inês, mas ninguém ficou ferido durante a ação

Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas
México, Canadá e Estados Unidos lideram o ranking de ocorrências da região

Passagem de Rafah é fechada após ataque em Gaza
Investida aérea de Israel no sul resultou na morte de 24 palestinos

Homem furta e abandona caminhão durante fuga; veja vídeo
Ele foi preso, passou por audiência de custódia e recebeu liberdade provisória

Amanda Vasconcelos, esposa do cantor Henrique, é presa nos EUA
Infrações de trânsito e falta de licença válida levaram à prisão em Orlando

Enchentes no Acre afetam população em Rio Branco
Chuva intensa e cheia do rio principal causam inundações na capital acreana

Carreta desgovernada atinge veículos em SC
Imagens mostram pelo menos oito carros atingidos; 10 pessoas ficaram feridas

EUA: ciclone bomba deve atingir o país no fim de semana
Número de mortos pela onda de frio histórica no país subiu para 85 pessoas

Chuvas em Minas Gerais causam quatro mortes
Tragédias ocorreram devido a enchentes e tempestades no estado



