Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brinquedos barulhentos podem prejudicar a audição 

Especialista recomenda observar se o produto possui o selo de certificação do Inmetro

Saúde|Do R7

Pais devem ficar a atentos com brinquedos muito barulhentos
Pais devem ficar a atentos com brinquedos muito barulhentos Pais devem ficar a atentos com brinquedos muito barulhentos (Joe Raedle/Getty Images)

Antes de comprar o presente do Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), os pais devem ficar a atentos com brinquedos muito barulhentos. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ruídos acima de 85 decibéis começam a danificar o mecanismo da audição. A fonoaudióloga Marcella Vidal alerta que por toda parte é possível ouvir sons altos, não só nos brinquedos.

— Dentro de casa o barulho está no aspirador de pó, liquidificador e televisão com volume alto. Tudo isso também pode causar prejuízos na audição das crianças. Por isso, os pais devem prestar atenção no nível sonoro do brinquedo.

O uso contínuo de um brinquedo com volume muito alto pode prejudicar para sempre a audição das crianças. Segundo a especialista, crianças de até três anos são as mais afetadas.

— E, audição comprometida, resulta em atraso no desenvolvimento da fala e no desempenho escolar.

Publicidade

Fones, celulares e infecções podem trazer problemas ao ouvido. Veja os mitos e verdades sobre a audição

Comemore o Dia das Crianças com saúde

Publicidade

Para saber se o brinquedo é seguro aos ouvidos, é importante verificar se há o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que garante que o nível de ruído está dentro dos limites estabelecidos na legislação. Outro item importante para observar na hora da compra, cita a fonoaudióloga, é a indicação da faixa etária.

Cuidado com fones de ouvido, você pode ficar surdo! Brinquedos sonoros ilegais, comprados em camelôs, por exemplo, podem emitir um barulho acima do permitido pela lei, que é de 85 decibéis. Um carrinho de polícia “pirata” pode registrar até 120 decibéis de ruído, quase o mesmo som de uma motosserra (100 decibéis) ou de uma britadeira (110 decibéis).

Publicidade

Fique atento à lista de brinquedos que devem ser evitados:

— Brinquedos musicais como guitarra elétrica, tambor, buzina, trombeta podem emitir sons de até 120 dB (decibéis).

— Brinquedos como telefones infantis podem chegar a ruídos entre 123 a 129 dB (decibéis).

— Brinquedos feitos para ampliar o som da voz chegam a emitir até 135 dB (som comparado ao da decolagem de um avião).

— Brinquedos como arma de fogo que emitem sons de 150 dB (decibéis), podendo causar de imediato dor no ouvido.

— Alguns brinquedos para bater, dar pancadas e os ‘tagarelos’, que falam alto demais, são calculados com o nível de som de até 110 dB (decibéis).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.