Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Asteroide com quase 1 km de diâmetro passará próximo da Terra em junho

Nasa colocou o 2020 DB5 na lista de Objetos Próximos da Terra (NEOs, na sigla em inglês). No entanto, eventuais danos são improváveis

Tecnologia e Ciência|Do R7

Asteroide 2020 DB5 deve colidir com a órbita da Terra em junho
Asteroide 2020 DB5 deve colidir com a órbita da Terra em junho Asteroide 2020 DB5 deve colidir com a órbita da Terra em junho

No dia 15 de junho, um asteroide com impressionantes 850 m de diâmetro, a uma velocidade de aproximadamente 34.272 km/h, passará próximo da órbita terrestre, a exatos 4.308.886 km de distância.

Embora seja uma margem confortável, a Nasa colocou o 2020 DB5, como o corpo celeste foi nomeado, na lista de Objetos Próximos da Terra (NEOs, na sigla em inglês). Apesar do termo usado pela agência, o risco de colisão é altamente improvável.

De acordo com o tabloide Daily Star, o primeiro registro de visita desse asteroide ao nosso endereço universal ocorreu em 1905. Já a última aconteceu em 1995.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

O monitoramento do 2020 DB5 é tão detalhado, que a Nasa prevê a última aproximação dele da Terra em 23 de julho de 2179. E caso ele decida mudar de curso, a agência possui o DART (Double Asteroid Redirection Test), método de defesa planetária contra objetos próximos da Terra.

Saiba as diferenças entre cometas, asteroides, meteoros e meteoritos:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.