Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo cria grupo para combater discurso de ódio e extremismo

Colegiado terá 180 dias para apresentar um relatório ao ministro dos Direitos Humanos e Cidadania; prazo pode ser prorrogado

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Extremistas invadem Congresso Nacional em atos antidemocráticos
Extremistas invadem Congresso Nacional em atos antidemocráticos Extremistas invadem Congresso Nacional em atos antidemocráticos

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania instituiu um grupo de trabalho para criar estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo e propor políticas públicas em direitos humanos. O colegiado terá 180 dias para apresentar um relatório ao ministro Silvio Almeida. 

A portaria que oficializa a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22). O grupo será composto por cinco representantes da pasta e 24 representantes da sociedade civil. Cada representante terá um suplente, que o substituirá em suas ausências e impedimentos. 

Segundo a portaria, a participação não será remunerada, e o prazo de 180 dias poderá ser prorrogado. 

Serão convidadas a participar pessoas indicadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelos ministérios da Educação, da Igualdade Racial, das Mulheres, dos Povos Indígenas, da Justiça e Segurança Pública, além da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Publicidade

​A portaria determina ainda que poderão participar das reuniões, como convidados especiais, sem direito a voto, pessoas de notório saber em assuntos referentes ao tema. Esses convidados poderão emitir pareceres para apreciação do colegiado.

Carta à Unesco

Em carta lida durante fórum da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) nesta quarta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a regulação das redes sociais como estratégia para diminuir desigualdades de acesso, disseminação de fake news e fortalecimento da democracia.

Publicidade

Após ressaltar a importância dos avanços tecnológicos e digitais para a comunicação global, Lula pondera que a falta de regulação traz pontos negativos e que precisam ser corrigidos. "O ambiente digital acarretou a concentração de mercado e de poder nas mãos de poucas empresas e países. Trouxe, também, riscos à democracia", afirma.

O presidente citou a disseminação de notícias falsas durante a pandemia de Covid-19 que, segundo ele, "contribuiu para milhares de mortes" e atingiu os setores mais vulneráveis da sociedade. Atribuiu, ainda, os atos extremistas de 8 de janeiro ao "ápice de uma campanha, iniciada muito antes, que usava, como munição, a mentira e a desinformação".

Publicidade

Ministros defendem regulação das redes sociais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, defendeu recentemente, em entrevista à Record TV, a regulação das redes sociais. Ele destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia o debate sobre o tema no âmbito das Nações Unidas e do G20, bloco que reúne as grandes economias mundiais.

A mesma ideia vem sendo ventilada pelo ministro da Secom, Paulo Pimenta. Em conversa com as equipes da Record TV e do R7, Pimenta defendeu, ainda para este semestre, a regulamentação do uso das mídias sociais como uma forma de combater fake news.

"Não é possível que alguém ganhe dinheiro divulgando desinformação e levando a sociedade a um enorme prejuízo. Devemos respeitar a liberdade de expressão, mas sem permitir que a desinformação sirva para que essas plataformas lucrem sem participação, controle ou monitoramento por parte do Estado", disse o ministro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.