Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ibaneis planeja ampliar a 4ª dose da vacina para pessoas acima de 40 anos

Apesar da intenção, governador do DF ainda não definiu data para iniciar a aplicação; para ele, momento é 'bastante preocupante'

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília


Ibaneis descartou a mobilização de novos leitos de UTI nos hospitais públicos para internação
Ibaneis descartou a mobilização de novos leitos de UTI nos hospitais públicos para internação

O governador Ibaneis Rocha afirmou que o estágio atual da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal, com a escalada nos diagnósticos, é "bastante preocupante", Por isso, pretende ampliar o público elegível para a 4ª dose da vacina a adultos a partir de 40 anos. Ibaneis anunciou a intenção durante um evento da agenda oficial na manhã desta terça-feira (14), mas não cravou uma data para início das aplicações do imunizante.

"O momento que nós estamos vivendo é bastante preocupante no que diz respeito à Covid, mas temos certeza que estamos no caminho certo, avançando com a vacinação", disse o governador. "A gente espera reduzir a idade nas próximas semanas para o público de 40 anos", acrescentou.

Ele descartou a mobilização de novos leitos de UTI nos hospitais públicos para internação de pacientes graves com Covid-19. Nesta manhã, a taxa de ocupação estava em 71,79% e as vagas pediátricas estavam 100% ocupadas. "A secretaria [de Saúde] tem dado conta de fazer a rotatividade desses leitos, e vamos continuar avançando no trabalho que vem sendo feito", declarou Ibaneis.

Desde 3 de junho, os adultos a partir de 50 anos e profissionais de saúde podem se imunizar com a 2ª dose de reforço. A dose extra é ofertada a idosos a partir de 60 anos desde 6 de maio, contanto que tenham recebido a 3ª dose há pelo menos quatro meses. Pacientes imunossuprimidos também devem se vacinar com o segundo reforço.


LEIA TAMBÉM: Por que a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 é necessária?

Segundo o painel do Vacinômetro, 41% da população do DF tomou pelo menos três doses de vacinas contra o coronavírus. A infecção está em alta na capital federal. O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa segunda (13), e que contabiliza os dados do fim de semana, registrou 8.711 novos diagnósticos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.