Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Luis Salomão toma posse como corregedor nacional de Justiça

Cerimônia ocorreu nesta terça-feira (30) com a presença dos presidentes Luiz Fux (STF) e Jair Bolsonaro (Executivo)

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Luis Salomão toma posse como corregedor nacional de Justiça
Luis Salomão toma posse como corregedor nacional de Justiça Luis Salomão toma posse como corregedor nacional de Justiça

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão tomou posse nesta terça-feira (30) como corregedor nacional de Justiça para o biênio 2022-2024 em Brasília. De acordo com a Corte, o foco de sua gestão será em soluções para a morosidade e a litigiosidade nos tribunais.

Salomão foi nomeado pela presidência da República para comandar a Corregedoria Nacional de Justiça após ter sua indicação aprovada pelo plenário do Senado. O magistrado substituirá a ministra Maria Thereza de Assis Moura, empossada no cargo de presidente do STJ no último dia 25.

De acordo com a Corte, o novo corregedor deve centrar esforços para elevar a eficiência do poder judiciário, tendo como estratégias a promoção de maior agilidade na tramitação dos processos judiciais e o estímulo à desjudicialização com base na aplicação dos meios adequados de resolução de conflitos.

A cerimônia contou com a participação dos presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Senado Federal, Jair Bolsonaro (PL), Luiz Fux e Rodrigo Pacheco (PSD), respectivamente. Outros ministros, do STF, também estavam presentes.

Publicidade

Quem é Luis Felipe Salomão?

Salomão, natural de Salvador (BA), é ministro do STJ desde 17 de junho de 2008. Atualmente preside a Quarta Turma e é membro da Corte Especial e da Segunda Seção do tribunal.

Ele já foi promotor de Justiça em São Paulo e ingressou na magistratura como juiz substituto. Foi juiz titular da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e, depois, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Publicidade

Leia mais: Bolsonaro diz que vai evitar realização de concursos públicos

O novo corregedor foi ministro encarregado da propaganda eleitoral nas eleições presidenciais de 2018 e corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas eleições municipais, em 2020.

Além disso, Salomão é coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário, da Fundação Getulio Vargas (FGV); coordena o grupo para modernização e efetividade do Poder Judiciário nos processos de recuperação judicial e de falência do CNJ; e dirige o Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no qual organizou pesquisa sobre o perfil da magistratura e a inovação tecnológica nos tribunais, informou a Corte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.