Lula conversa por telefone com novo primeiro-ministro do Reino Unido
Diálogo durou cerca de 15 minutos; líderes falaram de reforçar a relação bilateral e sobre iniciativa de combate à fome
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, no início da manhã desta quarta-feira (31), com o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. A conversa durou cerca de 15 minutos. O petista cumprimentou o britânico pela vitória na eleição e o convidou para vir ao Brasil.
Leia mais
No telefonema, Lula ressaltou que deseja reforçar os laços bilaterais entre Brasil e Reino Unido e recordou que, em 2025, serão celebrados os 200 anos das relações dos dois países. “Reforçou que conta com a presença do primeiro-ministro Starmer na Cúpula do G-20, em novembro próximo, e enfatizou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no dia 24 de julho corrente. Lula convidou o Reino Unido a aderir à iniciativa”, diz nota do Palácio do Planalto.
“Starmer confirmou o interesse do Reino Unido de trabalhar com o Brasil na área de mudança do clima, sobretudo no contexto da realização da COP 30 em Belém. Lula convidou Starmer para participar de reunião dos países democráticos contra o extremismo, que será realizada em setembro, em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU”, completou o comunicado.
Starmer, de 61 anos, foi eleito no início de julho. O Partido Trabalhista conseguiu a vitória após mudanças políticas que afastaram a legenda da esquerda e a aproximaram do centro. Entre as propostas apresentadas nesta eleição, promete aumentar os investimentos públicos, criar uma empresa estatal para energia limpa com um novo imposto sobre empresas que prejudicam o meio ambiente e aumentar o salário mínimo.