Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula tem reuniões com representantes do clima dos EUA e da China na COP27

O presidente eleito se reúne com John Kerry e com Xie Zhen Hua nesta terça-feira (15); encontros serão privados

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve participar, nesta terça-feira (15), de reuniões privadas com os representantes dos Estados Unidos e da China para assuntos do clima, no Egito. Os horários dos encontros com John Kerry e com Xie Zhen Hua não foram divulgados pela assessoria de imprensa do petista.

Lula chegou ao Egito na segunda-feira (14) para participar da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27). O presidente eleito viajou para o Egito ao lado do empresário José Seripieri Junior, fundador e ex-presidente da administradora de planos de saúde Qualicorp, preso em julho de 2020 em um desdobramento da Operação Lava Jato. Lula embarcou em um jatinho que pertence ao empresário

Ele deve passar a semana no evento e retorna ao Brasil no fim de semana.

Kerry já havia se encontrado na semana passada com a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP). "[Estamos] unindo todos esforços para o enfrentamento da emergência climática no Brasil e no mundo", declarou a parlamentar em publicação nas redes sociais.


A ex-ministra do Meio Ambiente não compõe oficialmente a comitiva de Lula. Ela participa do evento no Egito como especialista e liderança da área ambiental.

Além de se encontrar com os representantes norte-americano e chinês, Lula também tem agenda com autoridades para o clima da Alemanha, com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres.


Agenda de Lula na COP27

A agenda oficial de Lula na COP27 começa na quarta (16). Às 11h, o petista participa do evento "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática".

Também estarão presentes os governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá; Gladson de Lima Cameli, do Acre; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Helder Barbalho, do Pará; Wanderlei Barbosa, do Tocantins; e Marcos Rocha, de Rondônia. Em seguida, ele faz o pronunciamento na COP27, na área da ONU, chamada de Blue Zone. 


Leia também

Na quinta (17), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub, e, em seguida, com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas e Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Na sexta (18), o presidente eleito segue para Portugal, onde tem encontro com autoridades portuguesas e de onde retornará, no fim de semana, para o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.