Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pacheco afirma que extremistas são 'criminosos' e que democracia só existe com respeito às eleições

Presidente do Congresso fez discurso nesta segunda em defesa do processo eleitoral e afirmou que momento é de união do país

Brasília|Hellen Leite,Bruna Lima, Ana Isabel Mansur, Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Evento ocorreu nesta segunda no Congresso
Evento ocorreu nesta segunda no Congresso Evento ocorreu nesta segunda no Congresso (Jefferson Rudy/Agência Senado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chamou de "turba de criminosos" os manifestantes extremistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, e afirmou que "desqualificar o processo eleitoral ofende o povo brasileiro". A declaração ocorreu nesta segunda-feira (8), no evento que marcou um ano dos atos extremistas, no Congresso Nacional.

"Sob premissas falsas, os golpistas desejavam invalidar o resultado das urnas. Para além dos prejuízos materiais, para além das depredações e da violência praticadas, a turba de criminosos que invadiu estas mesmas dependências desrespeitou a vontade popular manifestada pelo voto. Isso é absolutamente inaceitável", disse.

Pacheco também reafirmou que "nada justifica" o que ocorreu em 8 de janeiro de 2023 e disse que os poderes da República "souberam dar pronta resposta à ameaça" de extremistas. O presidente do Senado também afirmou que as grades que circundam o Congresso Nacional desde o evento extremista devem ser retiradas nos próximos dias.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

Assine a newsletter R7 em Ponto

A cerimônia teve a participação de cerca de 500 convidados, entre ministros, parlamentares, presidentes dos tribunais superiores, governadores e representantes de organizações da sociedade civil. A idealização do ato partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.