Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Policial do DF é suspeito de atuar como falso nutricionista na internet

Sem registro profissional, Pedro Henrique Galvão de Castro Menezes cobra R$ 600 por consulta e acompanhamento nutricional

Brasília|Da Record TV

Profissional da área da saúde usando um estetoscópio
Profissional da área da saúde usando um estetoscópio Profissional da área da saúde usando um estetoscópio

Um policial civil do Distrito Federal é suspeito de exercer, sem registro no conselho, a profissão de nutricionista. Pedro Henrique Galvão de Castro Menezes, de 47 anos, mais conhecido como PH, se apresenta no Instagram como profissional da saúde e diz ser capaz de ajudar pessoas não apenas com mudança no estilo de vida e alimentação, mas também a curar candidíase, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), falta de libido, enxaqueca e refluxo.

Pela consultoria on-line de 2 horas e o acompanhamento por 60 dias, ele cobra R$ 600.

Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN-1), o homem não possui registro profissional. O nome de Pedro Henrique também não está cadastrado nos outros dez conselhos regionais da profissão no país.

Como ele atua

Sem se identificar, a reportagem perguntou diretamente a Pedro Henrique, pela internet, qual é o procedimento para o agendamento do que ele chama de "consultoria". Ele explicou que, inicialmente, avalia o "rastreamento metabólico" por meio de um questionário antecipadamente enviado.

Publicidade

Há ainda uma consulta em que o suspeito escutaria o paciente "de forma atenta", inclusive avaliando o ambiente, os relacionamentos e a religiosidade.

Em seguida, ele avaliaria de forma funcional os exames laboratoriais, explicando cada resultado de forma detalhada. Depois disso, prescreveria a estratégia ambiental, comportamental e alimentar que sugere ser adotada para que os resultados pretendidos possam ser atingidos.

Publicidade

Depois disso, Pedro Henrique passaria dieta, suplementos e dicas de estilo de vida.

Outro lado

Questionado, o policial civil alega que possui diploma de nutrição, mas que o documento está em posse da Divisão de Operações Especiais (DOE), setor da Polícia Civil do Distrito Federal onde trabalha.

Publicidade

A reportagem procurou a DOE, que informou por e-mail que o policial civil em questão é formado em nutrição. Questionado sobre o motivo de estar de posse do diploma e se a reportagem poderia ter acesso ao documento, o órgão não respondeu.

O que diz o conselho profissional

Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região, foram mais de 90 casos de denúncias de exercício ilegal da profissão entre 2020 e 2022.

A presidente do CRN-1, Caroline Romero, explica que para ser considerado nutricionista no Brasil é necessário ter o diploma de bacharel em nutrição e ser inscrito em um conselho profissional, no caso do Distrito Federal, o CRN-1. "O nutricionista é um profissional que passa quatro anos na graduação vendo disciplinas que vão desde a área de formação básica da saúde até áreas mais específicas. Só a graduação não basta para ser considerado nutricionista", diz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.