Alckmin descarta outras ações judiciais contra propaganda de Skaf
Vídeo em que governador é acusado de manipular boletim de ocorrência foi suspenso
São Paulo|Fernando Mellis, enviado do R7 a São José dos Campos

A polêmica envolvendo uma propaganda do candidato ao governo paulista Paulo Skaf (PMDB) deverá chegar ao fim na sexta-feira (5), quando Geraldo Alckmin (PSDB) usar o direito de resposta concedido pela Justiça. Nesta quinta-feira (4), o governador e candidato à reeleição descartou tomar outras medidas judiciais contra o adversário.
A campanha de Skaf ouviu a irmã de um policial militar que acusava o governador e o secretário da Segurança Pública de manipularem o boletim de ocorrência da morte do irmão dela com objetivo de não pagar o seguro para a família. Alckmin entrou na Justiça e conseguiu que o vídeo fosse proibido de ser reexibido, além do direito de resposta de um minuto, no bloco televisivo do peemedebista.
A juíza Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi ainda argumentou, na decisão, que a afirmação feita no vídeo é “ato absolutamente impróprio e inadequado, passível de tipificar faltas civis, administrativas e criminais”. Skaf se defendeu e disse que não foi ele quem fez a acusação.
— Essa senhora conta a história dela e para nós era uma história verdadeira. O resto é desespero do PSDB.
Alckmin disse que não há desespero e que vai usar o direito de resposta “apenas para repor a verdade”.
— Você não pode ir para a televisão ofender pessoas, dizer que as pessoas cometeram crime e ainda usar um dado errado. É mentira. E a mentira é tão deslavada que a Justiça Eleitoral deu direito de resposta dentro do programa dele e vai ser exercido amanhã.
Datafolha: com 53% das intenções de voto, Alckmin venceria no 1º turno em São Paulo
Vale do Paraíba
O governador esteve na manhã de hoje no CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) em São José dos Campos. Junto com o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, e do comandante da PM, coronel Benedito Roberto Meira, ele acompanhou parte do treinamento de integrantes do Baep (Batalhão de Ações Especiais), que entrará em funcionamento amanhã.
O modelo, segundo Alckmin, “é o padrão de todo o choque”. O efetivo poderá ser usado em distúrbios civis e no combate ao crime organizado, por exemplo. O governador prometeu outras melhorias na área de segurança pública para a região. As câmeras de monitoramento de São José dos Campos, Campos do Jordão, Aparecida e Taubaté serão integradas à PM e ao novo sistema inteligente, o Detecta.
Na área de infraestrutura, ele anunciou a continuidade das obras da rodovia dos Tamoios, que liga o Vale do Paraíba ao litoral norte.
— Já está pronto o [trecho do] planalto, as obras do contorno, estamos com quatro lotes bastante aceleradas, vamos chegar dentro do porto de São Sebastião. Hoje, nós saberemos a penúltima fase da PPP [parceria público-privada] da serra. Nós teremos como a Imigrantes: uma rodovia sobe e a outra desce. A nova Tamoios vai subir e a atual vai descer. Até o fim do mês nós saberemos qual o consórcio vencedor.
O governador também disse que as obras do novo hospital de São José dos Campos deverão começar ainda neste mês e o prazo para conclusão é de 36 meses. O contrato da PPP foi assinado na segunda-feira (1º).