Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2016
Publicidade

Ibope e Datafolha indicam vitória de Marcelo Crivella no Rio de Janeiro 

Candidato do PRB está pelo menos 14 pontos à frente de Freixo, segundo os levantamentos 

Rio de Janeiro|Do R7

Se confirmado favoritismo, o senador do PRB vencerá pela primeira vez uma eleição majoritária
Se confirmado favoritismo, o senador do PRB vencerá pela primeira vez uma eleição majoritária Se confirmado favoritismo, o senador do PRB vencerá pela primeira vez uma eleição majoritária

Em pesquisa Ibope divulgada neste sábado (29), o candidato do PRB, Marcelo Crivella, aparece com vantagem de 14 pontos percentuais em relação ao adversário Marcelo Freixo (PSOL) na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Crivella tem 57% das intenções de votos válidos, contra 43% do psolista. 

Nos levantamentos anteriores do Ibope, Crivella teve 67%, 61% e 61%. Já Freixo, apareceu com 33%, 39% e 39%.

Quando se consideram os votos brancos e nulos, Crivella aparece com 43% e Freixo, com 32%. Brancos e nulos somam 23% e 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento, encomendado pela TV Globo, tem nível de confiança de 95%. Segundo o Ibope, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

O Ibope ouviu 1.204 eleitores nos dias 28 e 29 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob o protocolo RJ-00590/2016.

Datafolha

Publicidade

Outra pesquisa, divulgada também neste sábado, aponta Crivella com 58% das intenções de votos válidos, vantagem de 16% contra o deputado estadual Marcelo Freixo, que soma 42%.

Quando considerados os votos totais, Crivella tem 43% e Freixo 30%. Os dados mostram, ainda, que 19% dos entrevistados declaram voto nulo e branco, enquanto outros 8% afirmam estar indecisos — mesmos índices do levantamento anterior.

Publicidade

Esta foi a primeira pesquisa após o debate da TV Globo, que ocorreu na noite de sexta-feira (28). O Datafolha também questionou sobre o programa, que foi assistido por 51% dos entrevistados. Para 31%, Crivella saiu-se melhor, enquanto Freixo foi superior para 24%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O Datafolha ouviu 2.384 eleitores entre sexta-feira (28) e sábado.

Se confirmado o favoritismo, o senador do PRB vencerá pela primeira vez uma eleição majoritária após tentar duas vezes para a prefeitura e duas vezes para o governo do Estado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.