Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Conheça os principais candidatos ao Senado pelo Espírito Santo nas eleições de 2026

Eleitor escolhe neste ano dois parlamentares por estado, renovando 66% das vagas

2026|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • 11 candidaturas foram oficializadas para o Senado pelo Espírito Santo nas eleições de 2026.
  • Fabiano Contarato e Marcos do Val, atuais senadores, disputam a reeleição, com Contarato em 5º e do Val em 9º nas pesquisas.
  • Renato Casagrande lidera as pesquisas com 24% das intenções de voto, após deixar o governo do estado.
  • Rose de Freitas, ex-senadora e primeira mulher do ES no Senado, busca retornar à Casa pelo MDB.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Os candidatos Fabiano Contarato, Marcos do Val, Renato Casagrande e Rose de Freitas Agência Senado/Conferência Brasil Verde - Montagem R7

Ao todo, 11 candidaturas foram oficializadas na Justiça Eleitoral para concorrer ao Senado pelo Espírito Santo, nas eleições de 2026.

Neste ano, dois senadores serão eleitos como representantes de cada estado brasileiro, além de outros dois pelo Distrito Federal.


Serão renovados 54 dos 81 senadores, dois terços das vagas. Os escolhidos pela população terão direito a um mandato de oito anos.

Atuais senadores

No Espírito Santo, o atual senador Magno Malta (PL) tem mandato até 2031. Fabiano Contarato (PT) e Marcos do Val (Avante) permanecem na cadeira até 2027. Ambos disputam a reeleição.


Conheça os principais nomes no páreo, que estão mais bem colocados nas pesquisas eleitorais, para as duas vagas em disputa.

Veja Também

Fabiano Contarato (PT)

Nascido em Nova Venécia (ES), Fabiano Contarato tem 60 anos, é advogado, professor de Direito e delegado da Polícia Civil. Formou-se em Direito pela Universidade Vila Velha e especializou-se em Direito Penal e Processual Penal. Em 1992, ingressou na Polícia Civil após ser aprovado em primeiro lugar no curso de formação.


Contarato foi delegado de Delitos de Trânsito por mais de dez anos e também comandou o Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito). Em 2016, foi nomeado corregedor-geral do Espírito Santo. Em 2018, estreou nas eleições e foi eleito senador pela Rede Sustentabilidade com 1,1 milhão de votos, a maior votação para o cargo naquele pleito no estado. Em 2022, filiou-se ao PT e, em 2026, busca a reeleição para um segundo mandato no Senado.

Marcos do Val (Avante)

Nascido em Vitória (ES), Marcos Ribeiro do Val tem 55 anos e é militar da reserva, instrutor, consultor e palestrante na área de segurança pública. Antes da carreira política, ficou conhecido pelo trabalho de treinamento de agentes de segurança e manteve uma empresa de consultoria e treinamento de policiais com atuação no Brasil e no exterior.


Em 2018, estreou nas urnas e foi eleito senador pelo Espírito Santo com 863.359 votos, pelo então PPS, atual Cidadania. Em 2019, deixou o partido e filiou-se ao Podemos. Depois de outras mudanças partidárias, chegou ao Avante e, em 2026, busca a reeleição para um segundo mandato no Senado.

Renato Casagrande (PSB)

Nascido em Castelo (ES), Renato Casagrande tem 65 anos, é engenheiro florestal e advogado. Formou-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Começou sua trajetória política no movimento estudantil e foi secretário de Desenvolvimento Rural de Castelo.

Em 1990, foi eleito deputado estadual e, quatro anos depois, tornou-se vice-governador do Espírito Santo. Também foi secretário estadual de Agricultura, secretário de Meio Ambiente de Serra, deputado federal e senador. Em 2010, foi eleito governador pela primeira vez e voltou ao cargo em 2018 e 2022. Em abril de 2026, deixou o governo ao fim do segundo mandato consecutivo e agora lidera as pesquisas para o Senado no Espírito Santo com 24% das intenções de voto.

Rose de Freitas (MDB)

Nascida em Caratinga (MG), Rose de Freitas tem 77 anos e é jornalista, radialista, professora e produtora rural. Construiu sua carreira política no Espírito Santo e iniciou a militância no antigo MDB durante o período de oposição à ditadura militar. Participou de movimentos populares e de organizações ligadas à anistia e aos direitos humanos.

Em 1982, foi eleita deputada estadual e, quatro anos depois, chegou à Câmara dos Deputados como integrante da Assembleia Nacional Constituinte. Ao longo da carreira, foi deputada federal por seis mandatos e ocupou a primeira vice-presidência da Câmara, tornando-se a primeira mulher a exercer o cargo. Em 2014, foi eleita a primeira mulher do Espírito Santo para o Senado, onde permaneceu até 2023. Em 2026, volta a disputar uma vaga na Casa pelo MDB.

Veja os demais candidatos ao Senado

  • Wellington Callegari (DC)
  • Evair de Melo (Republicanos)
  • Leonardo Monjardim (Novo)
  • Maguinha Malta (PL)
  • Carlos Fabian (PSOL)
  • Rodney Miranda (PRTB)
  • Sergio Meneguelli (PSD)

Veja a corrida ao Senado nos outros estados do Sudeste

Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.