Presidente do TSE diz que mudança de locais de votação caiu 94% em relação a 2022
Segundo Nunes Marques, as alterações foram pontuais e motivadas por condições climáticas e questões de segurança
2026|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Kassio Nunes Marques, informou nesta quarta-feira (21) que as mudanças de endereço dos locais de votação para o segundo turno das eleições de 2026 foram 94% menores que as registradas entre o primeiro e o segundo turno do pleito de 2022.
Ele disse que as alterações foram pontuais e podem ocorrer até o dia da votação, por decisão dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) em decorrência de situações imprevistas, como chuvas intensas ou problemas nas estruturas dos prédios.
“O TSE não solicita, não autoriza, não há nenhum tipo de chancela do TSE. É a realidade local que faz essa mudança”, afirmou Marques, na abertura da sessão plenária.
Ao todo, segundo a atualização do TSE, as mudanças ocorreram em 99 locais de votação, incluindo 282 seções.
Segundo o ministro, as mudanças de endereço dos locais de votação foram promovidas, sobretudo, por condições climáticas, problemas na estrutura dos prédios e para garantir a segurança dos eleitores.
Algumas mudanças dependem de visitas aos locais para avaliar as condições dos imóveis e confirmar a necessidade de transferência de endereço.
O papel do TSE, de acordo com o ministro, foi disponibilizar aos tribunais regionais um formulário para a consolidação dos dados. O documento foi preenchido pelos 27 TREs na segunda-feira (19), e os números atualizados foram apresentados na última terça (20).
Veja Também
Veja o total de mudanças
Acre (AC) – Nenhum local de votação alterado.
Alagoas (AL) – Nenhum local de votação alterado.
Amazonas (AM) – 3 locais de votação alterados.
Amapá (AP) – 1 local de votação alterado.
Seções: 5
Bahia (BA) – 3 locais de votação alterados.
Seções: 5
Ceará (CE) – 6 locais de votação alterados.
Seções: 12
Espírito Santo (ES) – 4 locais de votação alterados.
Seções: 11
Maranhão (MA) – 13 locais de votação alterados.
Seções: 20
Minas Gerais (MG) – 17 locais de votação alterados.
Seções: 66
Mato Grosso do Sul (MS) – 1 local de votação alterado.
Seção: 1
Mato Grosso (MT) – 1 local de votação alterado.
Seções: 20
Pará (PA) – 11 locais de votação alterados.
Seções: 41
Paraíba (PB) – 4 locais de votação alterados.
Seções: 8
Pernambuco (PE) – 3 locais de votação alterados.
Seções: 8
Piauí (PI) – 4 locais de votação alterados.
Seções: 6
Paraná (PR) – 9 locais de votação alterados.
Seções: 14
Rio de Janeiro (RJ) – 1 local de votação alterado.
Seções: 5
Rio Grande do Norte (RN) – 7 locais de votação alterados.
Seções: 10
Rondônia (RO) – Nenhum local de votação alterado.
Roraima (RR) – Nenhum local de votação alterado.
Rio Grande do Sul (RS) – 6 locais de votação alterados.
Seções: 21
Santa Catarina (SC) – Nenhum local de votação alterado.
Sergipe (SE) – 1 local de votação alterado.
Seções: 2
São Paulo (SP) – 4 locais de votação alterados.
Seções: 27
Tocantins (TO) – Nenhum local de votação alterado.
Todos os números são parciais e foram apurados até a noite desta terça-feira (20), segundo o TSE.
🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa
🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲



















