Logo R7.com
RecordPlus

Indícios apontam que o Irã teria recebido apoio tecnológico da China ou da Rússia, diz professor

Segundo Vitelio Brustolin, precisão com que alvos norte-americanos foram atingidos indica ajuda externa na guerra do Oriente Médio

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Irã teria utilizado um satélite espião chinês para atacar bases militares dos EUA no Oriente Médio.
  • Informações vazadas indicam que o satélite, chamado TEE-01B, foi lançado pela China e adquirido pela Guarda Revolucionária Islâmica.
  • O professor Vitelio Brustolin sugere que a precisão dos ataques pode indicar apoio externo, possivelmente da China ou da Rússia.
  • O Ministério das Relações Exteriores da China negou as alegações relacionadas ao satélite e sua utilização pelo Irã.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Irã teria usado um satélite espião chinês, em março, para atacar bases militares norte-americanas em todo o Oriente Médio, segundo o jornal Financial Times, com base em documentos iranianos vazados. De acordo com os relatórios, o satélite foi adquirido pela Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária Islâmica após ser lançado ao espaço a partir da China, no final de 2024. O Ministério das Relações Exteriores chinês negou as informações.

“A gente sabe até o nome do satélite, é o TEE-01B. A gente sabe a empresa que produziu, é Earth Eye Company”, diz o professor de relações internacionais Vitelio Brustolin. “Essas informações são do Financial Times, um dos maiores veículos de imprensa do mundo. Evidentemente não foram confirmadas pela China, mas o fato de o Irã ter conseguido alvejar com muita precisão alguns alvos dos Estados Unidos [...] é indício de que provavelmente isso aconteceu”, afirma.


Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (15), o especialista aponta que uma outra possibilidade é Teerã ter recebido um informe de inteligência da Rússia, como indicado pelo presidente norte-americano Donald Trump. “De uma forma ou de outra, o Irã recebeu, sim, ajuda, ou da China ou da Rússia, ou realmente comprou esse satélite, e o Trump subestimou esse tipo de situação”, conclui.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.