Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Leste da Turquia sofre com frio de até 40 graus negativos

As temperaturas nas províncias do leste da Turquia estão tão baixas neste inverno que chegam a deixar congelados os cílios dos moradores

Internacional|Fábio Fleury, do R7

Morador da cidade de Kars, no leste da Turquia, mostra cílios congelados pelo frio
Morador da cidade de Kars, no leste da Turquia, mostra cílios congelados pelo frio Morador da cidade de Kars, no leste da Turquia, mostra cílios congelados pelo frio

As províncias no leste da Turquia estão sofrendo com um frio fora do comum, com temperaturas de até -40°C em algumas regiões, além de tempestades de neve. O clima está tão hostil que congela até os cílios dos moradores.

Leia também

O mau tempo está prejudicando as buscas por um grupo de 13 imigrantes, que desapareceram na mesma região, perto da fronteira com o Irã, onde duas avalanches mataram 41 pessoas na semana passada, perto da província de Van.

O leste da Turquia tem normalmente as temperaturas mais baixas do país no inverno, mas os moradores não esperavam um inverno tão intenso. Os -40°C registrados no último domingo na cidade de Göle superaram com boa margem o recorde do ano passado, de -32,5°C.

Ajuda aos animais

Até mesmo a sobrevivência dos animais selvagens está ameaçada. Na província de Agri, homens do Crescente Vermelho — a versão local da Cruz Vermelha — espalharam mais de uma tonelada de alimentos, como grãos e legumes, para animais selvagens poderem se alimentar.

"Fazemos isso por compaixão", explicou Orhan Tatli, diretor do escritório local do Crescente Vermelho, em entrevista à agência de notícias Anadolu. "O invero está especialmente duro nesta última semana, e os animais quase não conseguem achar comida".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.