Leste da Turquia sofre com frio de até 40 graus negativos
As temperaturas nas províncias do leste da Turquia estão tão baixas neste inverno que chegam a deixar congelados os cílios dos moradores
Internacional|Fábio Fleury, do R7
As províncias no leste da Turquia estão sofrendo com um frio fora do comum, com temperaturas de até -40°C em algumas regiões, além de tempestades de neve. O clima está tão hostil que congela até os cílios dos moradores.
O mau tempo está prejudicando as buscas por um grupo de 13 imigrantes, que desapareceram na mesma região, perto da fronteira com o Irã, onde duas avalanches mataram 41 pessoas na semana passada, perto da província de Van.
O leste da Turquia tem normalmente as temperaturas mais baixas do país no inverno, mas os moradores não esperavam um inverno tão intenso. Os -40°C registrados no último domingo na cidade de Göle superaram com boa margem o recorde do ano passado, de -32,5°C.
Ajuda aos animais
Até mesmo a sobrevivência dos animais selvagens está ameaçada. Na província de Agri, homens do Crescente Vermelho — a versão local da Cruz Vermelha — espalharam mais de uma tonelada de alimentos, como grãos e legumes, para animais selvagens poderem se alimentar.
"Fazemos isso por compaixão", explicou Orhan Tatli, diretor do escritório local do Crescente Vermelho, em entrevista à agência de notícias Anadolu. "O invero está especialmente duro nesta última semana, e os animais quase não conseguem achar comida".