Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H
Publicidade

JR Entrevista: ‘81% do bioma amazônico não nos pertence mais’, diz relator da CPI das ONGs

Ao jornalista Thiago Nolasco, o senador Márcio Bittar disse que quem manda na Amazônia são interesses externos

JR Entrevista|Do R7

O convidado do JR Entrevista que vai ao ar às 19h45 desta quinta-feira (3) é o relator da CPI das ONGs,o senador Márcio Bittar. Ao jornalista Thiago Nolasco, o parlamentar disse que atualmente “81% do bioma amazônico não nos pertence mais. [...] Quem manda nela são interesses externos ao interesse nacional”. Segundo Bittar, a Grã-Bretanha cria um novo colonialismo. “E de forma mais sutil, por meio de patrocínio de ONGs”, afirmou. “É uma guerra econômica e a preocupação não é com o meio ambiente”, disse. Segundo o senador, a Alemanha joga mais CO2 na atmosfera que o Brasil.

Bittar diz ainda que “o desafio da CPI é mostrar que a Amazônia não é direita nem esquerda, não é Lula e nem Bolsonaro [...]. É fazer com que brasileiro perceba que perdemos a soberania nacional”, disse o senador.

Sobre o marco temporal de demarcação de terras indígenas, cuja aplicação foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Márcio Bittar disse: “Mais uma vez o Supremo está legislando. Chegamos a 14% do território nacional com terras indígenas. Se você for ver a vida deles, a maior parte deles, os que não estão nas ONGs, se sentem enganados. A gente cansa de ouvir pedidos de socorro”, disse. O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.