Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H
Publicidade

JR Entrevista: CPMI do 8/1 pode propor lei para que invasão às sedes dos Poderes

Presidente da comissão, Arthur Maia, afirmou que o principal objetivo do colegiado é chegar à verdade dos atos

JR Entrevista|Do R7

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos extremistas de 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), afirmou que o colegiado pode, ao fim dos trabalhos, propor que invasões às sedes dos poderes da República sejam consideradas ações terroristas.

Maia deixou claro, contudo, que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não comanda apenas os que votaram nele. "Tenho que respeitá-lo e reconhecê-lo como presidente", completou.

Não sei quais efeitos práticos essa comissão terá, mas uma coisa é certa: é preciso que traga à tona a verdade do que, de fato, aconteceu. Que a gente possa mostrar à sociedade brasileira se aconteceu ou não naquele dia a tentativa de um golpe de Estado. Esse episódio de tentativa ou não é crucial como registro histórico. O grande mérito dessa CPMI é fazer o registro histórico do que, de fato, aconteceu. É um julgamento que tem base política, de coleta de dados, em praça pública, para que todo o Brasil participe, com a sua própria formação de opinião. Isso acaba tendo profunda repercussão, ainda mais com as redes sociais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.