Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H
Publicidade

JR Entrevista: ‘É um grande problema’, diz Miguel Matos da inteligência artificial nas eleições

Presidente do Conselho de Comunicação do Congresso disse que a IA foi muito usada para disseminar mentiras na eleição argentina

JR Entrevista|Do R7

O convidado do JR Entrevista que foi ao ar às 19h45 desta quinta-feira (25) é o Presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional Miguel Matos. À jornalista Tainá Farfan, ele disse que a inteligência artificial foi muito usada para disseminar mentiras na eleição da Argentina. “Trocando vozes e imagens dos candidatos. Isso atrapalha o eleitor, isso perturba o eleitor. E neste caso até, diferentemente das fakes news tradicionais. As fake news eram uma mentira clara. A inteligência artificial produz agora uma coisa muito diferente. Ela produz a imagem da pessoa, a voz da pessoa, falando algo que não é nitidamente mentiroso. Como você vai aferir, como você vai consultar aquilo para saber se é verdade?"

Matos explica também as funções do conselho. “É um órgão previsto na Constituição Federal e ele trata de assuntos relativos à comunicação. As demandas que nos chegam, ou que nós propomos, são relativas aos projetos de lei em discussão nas duas Casas e o conselho discute, debate, e emite um parecer sobre o projeto de lei. Ou concordando, ou pedindo, recomendando alterações, ou até dizendo que o projeto talvez seria impróprio."

Sobre as plataformas digitais, Matos diz que é preciso ter de alguma forma a regulação. “Porque o que a gente percebeu é que lá no ano de 2000, um pouco antes, quando a internet começou a chegar, havia sempre uma discussão e o Brasil acabou optando pela internet livre. E essa liberdade total acabou gerando certos problemas. A gente tem visto isso no dia a dia," destacou. O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.