Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H
Publicidade

JR Entrevista: empresas de transporte terrestre de passageiros esperam marco regulatório

Presidente da associação que representa segmento fala sobre as regras que devem ser cumpridas pelo setor

JR Entrevista|Do R7

O convidado do JR Entrevista que vai ao ar às 19h45 desta quinta-feira (19) é o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Paulo Alencar Porto Lima. À jornalista Natalie Machado ele falou sobre a expectativa do segmento pelo marco regulatório. “É uma expectativa muito positiva para o setor, para ter mais concorrência [...] Há um acordo com a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] de até novembro ser publicado”, afirmou.

Porto Lima fez comentários sobre os aplicativos de viagens de ônibus. “Essas empresas não são empresas de ônibus, são aplicativos que vieram para o Brasil, bons aplicativos de market place, mas não são empresas de ônibus. O passageiro tem que saber que ao adquirir essas passagens que não vão viajar por elas, vão viajar por empresas que elas contrataram. Você não sabe quem é o motorista, qual é a empresa [...] Isso é uma preocupação porque nós cumprimos todas as regulações da agência, serviço regular é uma categoria, serviço de fretamento é outra”, disse.  “Eles querem fazer esse serviço sem cumprir as regras, é uma falsa narrativa de quanto mais transporte melhor. E não é assim, tem que ter uma régua de qualidade. Transportamos vidas e não mercadorias”, acrescentou.

Para Porto Lima, o caráter de essencialidade dos transportes diferencia o segmento de outras atividades econômicas. “Ela exige universalidade, é um bem social pela Constituição e tem esse papel social de transporte, não pode ser ‘quanto mais melhor’, até porque se não houver regras os empresários vão ficar só nos bons mercados e não vão atender os outros mercados de baixa demanda. O setor todo é operado por uma rede de compensação, então, tem que haver regras bem definidas”, explicou. O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.