Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H
Publicidade

JR Entrevista: presidente do Conselho Nacional de Educação comenta combate à violência nas escolas

O especialista falou também do impacto da pandemia de Covid-19 na educação no Brasil

JR Entrevista|Do R7

O convidado do JR Entrevista que vai ao ar às 19h45 desta quinta-feira (12) é o presidente do Conselho Nacional de Educação,  Luiz Roberto Liza Curi. Ao jornalista Guilherme Portanova ele comentou as medidas do governo para combater a violência nas escolas. “Esse é um princípio relevante que tem uma série de contornos que devem ser considerados, primeira coisa que uma escola, um espaço público, você aprende não só a partir de conteúdo, mas no convívio, interações sociais e emocionais. [...] Acho que é mais isso que uma ação coordenada, de grupos e etc. Eu acho que a escola deve se sobrepor a esse processo todo”, afirmou.

Curi também falou sobre políticas de inclusão. “Todas as crianças devem ser acolhidas, tratadas, para que progridam”, disse. “O aprendizado impõe um cotidiano que de certa forma iguala as pessoas [...] A escola tem que acompanhar e ceder a essas pessoas metodologia adequada“, afirmou.

O especialista comentou também o impacto da pandemia de Covid-19 sobre a educação brasileira. “A pandemia alcança a escola com déficits de aprendizado bastante gritantes. Por exemplo, os dados dos sistemas de avaliação de educação básica demonstram uma perda imensa de aprendizado correspondente ao terceiro ano do ensino médio, a pessoa se forma com déficits altíssimos em matemática e de português. Por outro lado, as crianças no segundo ano acabam também não demonstrando conhecimento básico para idade de leitura e compreensão de texto, ou seja, a alfabetização naufragou um pouco nesse processo”, disse. O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.