Minas Gerais Comércio de BH vai funcionar normalmente durante o Carnaval

Comércio de BH vai funcionar normalmente durante o Carnaval

Prefeitura cancelou o ponto facultativo da folia, que não será realizada por causa da pandemia; bares terão restrições

Apenas bares e restaurantes terão restrições

Apenas bares e restaurantes terão restrições

Flickr PBH

O comércio de Belo Horizonte vai funcionar normalmente durante a semana de Carnaval. Por conta da pandemia da covid-19, os pontos facultativos da festa foram cancelados pela prefeitura e também pelo Governo de Minas.

As lojas de rua da capital vão abrir entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17) das 8h às 20h, enquanto os shoppings center podem funcionar de 10h às 21h. Outras atividades comerciais, como academias e salões de beleza, não têm restrição de horário, mas precisam respeitar os limites de ocupação determinados pela PBH.

De acordo com a CDL-BH (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte), os empregados que trabalharem na segunda devem receber uma folga até o dia 31/05, em compensação pelo Dia do Comerciário. Já as pessoas que trabalharem na terça e quarta-feira deverão compensar o banco de horas em até 150 dias. Caso o empregador perca esse prazo, o funcionário deverá receber o valor do dia de trabalho em dobro.

Bares e restaurantes

Conforme anunciado pela prefeitura na semana passada, apenas os bares e restaurantes terão suas atividades restritas. Na sexta-feira (12), esses estabelecimentos funcionam entre 11h e 15h. No fim de semana, não será permitido o consumo de bebidas ou comidas nesses locais, e os clientes deverão optar pelo delivery ou retirada.

Entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17), bares e restaurantes voltam a receber clientes apenas entre 11h e 15h, com o funcionamento voltando ao normal no dia seguinte. As praças de alimentação dos shoppings da capital poderão atender os consumidores entre 11h e 22h, exceto no fim de semana, quando permanecem fechadas.

Serviços financeiros

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências bancárias ficarão fechadas na segunda e terça-feira, mas poderão abrir na quarta a partir das 12h. Os boletos vencidos nos dias 15 e 16 podem ser pagos no dia 17 sem cobrança de juros.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas