MGR na Política: ALMG aprova aumento para Educação e dá aval à negociação de dívida com União
Líder do governo na Assembleia avalia que falta de aprovação do PAF poderia causar impacto financeiro no estado
MG Record|Do R7
Duas votações importantes mobilizaram os deputados na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), nesta quinta-feira (6). Foram aprovados o PAF (Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal) e o reajuste dos servidores da educação básica.
Servidores da educação, saúde e segurança pública ocuparam as galerias para pressionar os parlamentares. O reajuste de 12,84%, retroativo a janeiro, foi aprovado com 66 votos favoráveis e nenhum contrário. Nos próximos dias o governo deve sinalizar como o valor retroativo será pago. Cerca de 362.044 servidores serão beneficiados. Deles, 157.917 são aposentados ou Pensionistas.
A emenda apresentada pelo deputado Sargento Rodrigues para estender a recomposição para os profissionais da Segurança Pública, foi rejeitada, com 34 parlamentares votando contra e 31 a favor.
Durante a tarde, entrou em pauta o PAF (Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal), que permite ao Estado negociar o pagamento de parte da dívida com a União e é um pré-requisito para a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. O projeto foi aprovado por 49 a 14.
O dia de votações foi tema do quadro MGR na Política desta quinta-feira (6). No estúdio, o apresentador Lair Rennó recebeu o deputado Cassio Soares (PSD), líder do bloco do governo na Assembleia, para comentar sobre os projetos.
Veja outras reportagens do MG Record neste link.