MG Record MGR na Política: ALMG aprova aumento para Educação e dá aval à negociação de dívida com União

MGR na Política: ALMG aprova aumento para Educação e dá aval à negociação de dívida com União

Líder do governo na Assembleia avalia que falta de aprovação do PAF poderia causar impacto financeiro no estado

Duas votações importantes mobilizaram os deputados na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), nesta quinta-feira (6). Foram aprovados o PAF (Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal) e o reajuste dos servidores da educação básica.

Servidores da educação, saúde e segurança pública ocuparam as galerias para pressionar os parlamentares. O reajuste de 12,84%, retroativo a janeiro, foi aprovado com 66 votos favoráveis e nenhum contrário. Nos próximos dias o governo deve sinalizar como o valor retroativo será pago. Cerca de 362.044 servidores serão beneficiados. Deles, 157.917 são aposentados ou Pensionistas.

A emenda apresentada pelo deputado Sargento Rodrigues para estender a recomposição para os profissionais da Segurança Pública, foi rejeitada, com 34 parlamentares votando contra e 31 a favor.

Durante a tarde, entrou em pauta o PAF (Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal), que permite ao Estado negociar o pagamento de parte da dívida com a União e é um pré-requisito para a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. O projeto foi aprovado por 49 a 14.

O dia de votações foi tema do quadro MGR na Política desta quinta-feira (6). No estúdio, o apresentador Lair Rennó recebeu o deputado Cassio Soares (PSD), líder do bloco do governo na Assembleia, para comentar sobre os projetos.

Veja outras reportagens do MG Record neste link.

Últimas