Renault Duster vai mal em teste de colisão: montadora contesta
Latin NCAP zera resultados do Crossover da Renault que contesta a avaliação
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

O Latin NCAP divulgou hoje os primeiros resultados de testes de colisão hoje após um longo hiato por conta da pandemia. Como resultado, a segunda geração do Renault Duster lançada no início do ano passado foi muito mal na avaliação.
INCRÍVEL O CONSUMO DA DUSTER COM ETANOL - teste real cidade/estrada normal/eco ETANOL. Veja o vídeo!
Conforme o órgão após quatro testes de colisão seguindo o protocolo vigente o Duster zerou no teste. O modelo da Renault obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.
PONTOS NEGATIVOS - NOVO DUSTER 2021 Iconic 2021 1.6 CVT: o que eu NÃO gostei. Veja o vídeo!
Todas as versões do Crossover contam com dois airbags além de controle de tração e estabilidade. Apesar do Duster ser um modelo global e oferecer proteções adicionais em outros mercados como o europeu, a base usada para o modelo na América Latina é diferente e não oferece a mesma proteção segundo o Latin NCAP.

Na batida frontal a 64 km/h, a plataforma absorveu de forma satisfatória o impacto porém os bonecos que representam as crianças no banco traseiro sofreram danos na cabeça.
DUSTER 2021 - PONTOS POSITIVOS E AS MUDANÇAS DA NOVA LINHA. Veja o vídeo!
Ao longo da avaliação o teste mostrou ainda problemas na estrutura da porta assim como vazamento de combustível após um teste de colisão lateral feito a 50km/h.

“No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta. O teste de Whiplash mostrou proteção insuficiente para o pescoço. A proteção do ocupante infantil apresentou uma pontuação baixa quando as cabeças dos dois dummies entraram em contato com o interior do veículo. Da mesma forma, o veículo não oferece a marcação permanente do aviso de desconexão do airbag para o passageiro. A instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) também obteve pontuação baixa. A proteção de pedestres é aceitável” diz o comunicado do Latin NCAP divulgado no país pela Proteste, associação de consumidores.
NOVA DUSTER É MELHOR QUE KICKS, CRETA, CACTUS, 2008, ECOSPORT E TIGGO 2 ? COMPARATIVO 2020/2021. Veja o vídeo!
Renault contesta avaliação
O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
• Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes.

• É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.
• A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.













