Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Volvo confirma EX90 elétrico e mini SUV em 2024 no Brasil

Novidades em eletrificados devem ajudar marca a dobrar meta de vendas e chegar a 10.000 unidades comercializadas até o final de 2023

Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.

Modelo preserva a identidade visual da Volvo
Modelo preserva a identidade visual da Volvo Modelo preserva a identidade visual da Volvo

A Volvo anunciou que a pré-venda do EX90 começa ainda neste ano no Brasil, mas o lançamento oficial acontecerá apenas em 2024. No próximo ano a marca também lançará por aqui um novo SUV compacto 100% elétrico no mercado brasileiro. Em um evento realizado hoje em São Paulo, a marca também anunciou que o "mini SUV" chamado provisoriamente de EX30 será revelado até junho e também deverá ser vendido no Brasil.

O novo Volvo EX90, que ainda não teve o preço revelado, utiliza a nova plataforma SPA2, que é dedicada para carros elétricos. O crossover vem equipado com dois motores elétricos com imã permanente, que entregam 517 cv com torque de 92,8 kgfm. O modelo traz uma bateria de 111 kWh, que confere uma autonomia de até 600 quilômetros com uma carga. Segundo a fabricante, é possível fazer de 10% a 80% do carregamento da bateria em apenas 30 minutos.

Lançado na Europa no ano passado, o novo Volvo EX90 mede 4,95 metros de comprimento e tem entre-eixos de 2,98 m, o que permite acomodar sete passageiros sem muitos apertos.

SUV será oferecido em pré venda até o fim deste ano mas será lançado mesmo em 2024
SUV será oferecido em pré venda até o fim deste ano mas será lançado mesmo em 2024 SUV será oferecido em pré venda até o fim deste ano mas será lançado mesmo em 2024

Além disso, o SUV elétrico tem 15% de aço e 25% de alumínio reciclados, bem como 48 kg de plásticos reutilizados e materiais de origem natural na carroceria e no acabamento interno.

Publicidade

O interior do novo EX90 conta com uma central multimídia de 14,5 polegadas disposta na vertical com sistema Google e com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fios. De acordo com a marca, será possível utilizar o smartphone como chave para travar ou destravar as portas do SUV elétrico. Ainda tem um sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins com alto-falantes dentro do encosto de cabeça dos bancos dianteiros.

O novo Volvo EX90 conta com novas câmeras, radares, sensores e um novo sistema LIDAR a laser, que permite ter uma visão de 360 graus em tempo real de objetos que estão à volta do veículo, seja de dia ou de noite. Com essa tecnologia, o SUV de grande porte pode evitar possíveis acidentes, uma vez que é capaz de perceber se o motorista está dirigindo de maneira segura.

Publicidade

Já o EX30 será o carro de entrada da marca, ficando abaixo do C40, XC40 e EX90. Deverá ter comprimento próximo dos 4 metros, motor inferior a 300cv e cerca de 400km de autonomia. 

Na imagem divulgada pela Volvo é possível ver apenas a silhueta do SUV elétrico, que tem uma traseira bem mais curta do que o EX90. Ainda não é possível confirmar a motorização e a autonomia do crossover que são de fato meras especulações. A Volvo deve equipar o crossover com itens de segurança semiautônomos e central multimídia com sistema Google.

Publicidade

Vendas de eletrificados no Brasil

A Volvo, que é primeira marca no Brasil a vender apenas carros híbridos e 100% elétricos, oferece os híbridos XC90 e XC60 por enquanto. Já os elétricos são o C40 e XC40.

Projeção do EX30 feita pelo site Autocar
Projeção do EX30 feita pelo site Autocar Projeção do EX30 feita pelo site Autocar

Segundo a empresa, a ideia é vender 10 mil carros neste ano, sendo que 5 mil devem ser elétricos. Assim, a Volvo espera dobrar a meta de venda de modelos eletrificados alcançando sua própria meta de eletrificação da linha e de oferta de modelos no mercado brasileiro.

*Com a colaboração de Felipe Salomão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.