ONU chega aos 80 anos como ‘instituição fragilizada’, diz especialista sobre papel da organização
Em entrevista ao 'Alerta Brasil', Igor Lucena aponta impasses no Conselho de Segurança e perda de protagonismo diante de alianças militares como a Otan
Alerta Brasil|Do R7
Em entrevista ao Alerta Brasil desta terça-feira (23), o doutor em Relações Internacionais Igor Lucena afirmou que os ideais da ONU (Organização das Nações Unidas) necessitam de uma reformulação e complementou que os 80 anos da instituição vieram mais tensos do que o esperado. Ele também pontuou que, em sua visão, atualmente, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) consegue impor mais segurança devido à capacidade militar.
“Quanto mais conflitos a gente assiste, mais o conselho de segurança se torna incapaz de realizar vetos e sanções por interesses diversos dos seus próprios membros. Mostra os 80 anos da ONU como uma instituição fragilizada [...] As principais potências do mundo, principalmente as atômicas, estão relegando a ONU um órgão secundário, isso significa que a ONU precisa ser reformada de uma maneira urgente”, afirma o especialista.
Lucena também explicou que, devido à escalada da tensão de diversas guerras ao redor do globo, há a possibilidade de alavancar um combate em nível mundial. Ele também explica que a América Latina não está impune, especialmente pela tensão da Venezuela com a Guiana e Estados Unidos. “Os conflitos internacionais, se continuarem nesta escala, de fato, vão nos levar a uma guerra de um modelo global”, complementa.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



