Logo R7.com
RecordPlus
Record News

ONU chega aos 80 anos como ‘instituição fragilizada’, diz especialista sobre papel da organização

Em entrevista ao 'Alerta Brasil', Igor Lucena aponta impasses no Conselho de Segurança e perda de protagonismo diante de alianças militares como a Otan

Alerta Brasil|Do R7

  • Google News

Em entrevista ao Alerta Brasil desta terça-feira (23), o doutor em Relações Internacionais Igor Lucena afirmou que os ideais da ONU (Organização das Nações Unidas) necessitam de uma reformulação e complementou que os 80 anos da instituição vieram mais tensos do que o esperado. Ele também pontuou que, em sua visão, atualmente, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) consegue impor mais segurança devido à capacidade militar.

“Quanto mais conflitos a gente assiste, mais o conselho de segurança se torna incapaz de realizar vetos e sanções por interesses diversos dos seus próprios membros. Mostra os 80 anos da ONU como uma instituição fragilizada [...] As principais potências do mundo, principalmente as atômicas, estão relegando a ONU um órgão secundário, isso significa que a ONU precisa ser reformada de uma maneira urgente”, afirma o especialista.

Lucena também explicou que, devido à escalada da tensão de diversas guerras ao redor do globo, há a possibilidade de alavancar um combate em nível mundial. Ele também explica que a América Latina não está impune, especialmente pela tensão da Venezuela com a Guiana e Estados Unidos. “Os conflitos internacionais, se continuarem nesta escala, de fato, vão nos levar a uma guerra de um modelo global”, complementa.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.