Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Jornal da Record News

Aproximação de Lula com os EUA pode ser difícil, caso Kamala vença as eleições, analisa professor

Especialista explica que Lula deve se comportar de forma prática e continuar tentando estreitar os laços com o país americano

Jornal da Record News|Do R7

"Analisando os dois cenários possíveis, da vitória do Donald Trump ou da Kamala Harris, o primeiro seria mais da direita, que teria proximidade com governos da Argentina, de Milei, ou uma certa proximidade com o governo do Paraguai. O da Kamala, não podemos pensar que, por ser democrata teria, proximidade com países governados pela esquerda ou centro-esquerda, como Brasil, Chile, Colômbia, ou até mesmo a própria Venezuela. [...] Vejo que o governo brasileiro se comportaria muito pelo pragmatismo no caso de Trump eleito", afirma o professor de relações internacionais da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Roberto Uebel.

O especialista analisa que o presidente Lula deve se comportar de forma mais prática e continuar as tentativas de aproximação do país americano. "Pego como exemplo o governo Lula com o de Biden, em que há uma divergência de pensamentos com as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, e também em questões comerciais. Então, vejo que talvez exista uma certa nebulosidade de um governo Kamala Harris com o Brasil", completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.