Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tontura e enjoo durante viagens podem ser sinais de doença

Conhecida como o "mal do movimento", a cinetose aparece em viagens de carro, ônibus e avião

Saúde|Do R7

Viagem de carro pode causar desconforto em pessoas com cinetose
Viagem de carro pode causar desconforto em pessoas com cinetose Viagem de carro pode causar desconforto em pessoas com cinetose

As férias chegaram, as malas estão prontas e a família está na contagem regressiva para viajar e aproveitar o verão. Mas, para quem sofre de cinetose esta alegria pode durar pouco tempo.Conhecida também como o "mal do movimento", a doença é uma disfunção do sistema vestibular (conjunto de órgãos do ouvido e cérebro responsável pela manutenção do equilíbrio), que se manifesta quando o corpo está parado e o entorno está em movimento ou o inverso, como em viagens de carro, ônibus, barco ou avião.

O conflito de informações entre o labirinto, que sente o movimento, e a visão, que acredita que o corpo está inerte, causa náuseas, vômitos, sudorese, palidez e desconforto físico.

Para amenizar o mal-estar durante as viagens, o otorrinolaringologista Eduardo Bogaz, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que os sintomas da cinetose aparecem ainda na primeira década de vida. Além do mal-estar sentido durante as viagens, é comum a criança ter vertigem paroxística da infância (crise rápida de vertigem que acomete crianças saudáveis) e enxaqueca, como distúrbios associados.

— Se não tratada, a disfunção do sistema vestibular pode acompanhar a pessoa por toda a vida.

Publicidade

Viajantes devem tomar vacina contra a febre amarela antes das férias

Apesar da alta incidência de casos, o médico alerta que a doença é raramente tratada. Segundo ele, “o mais comum é, ao longo da vida, a pessoa se acostumar com a condição e se adaptar”.

Publicidade

— A reabilitação vestibular é feita por meio do treinamento com realidade virtual e conta com o acompanhamento de um fonoaudiólogo. Porém, infelizmente, ainda são poucos os pacientes que recebem o diagnóstico e procuram pelo tratamento.

Verão: saiba como aproveitar as férias sem prejudicar sua saúde

Publicidade

Entre as medidas preventivas, o especialista recomenda a ingestão de medicamento antiemético (para prevenir a tontura e a náusea) antes da viagem, evitar olhar objetos ou situações em movimento, como a paisagem na estrada, e ventilar o local, abrindo as janelas do carro.

— Essas ações auxiliam a prevenir a crise, mas não tratam o problema. O labirinto de quem tem este tipo de disfunção do sistema vestibular é mais sensível e, dependendo dos hábitos de vida e condições de saúde da pessoa, pode vir a desenvolver alguma labirintopatia no futuro, como a labirintite.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.