Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Google começa a construir carros sem motorista

Protótipo leva duas pessoas e não possui volante, acelerador e pedal de freio

Carros|Com R7

Nada de volante, nem de acelerador ou freio: a gigante da internet Google começou a construir seus próprios veículos elétricos sem motorista, dos quais pretende fabricar uma centena de protótipos.

A empresa trabalhava até agora equipando automóveis de fabricantes japoneses para lhes dar autonomia, mas esta é a primeira vez que a empresa sediada na californiana anuncia a construção de seus próprios carros. A notícia foi confirmada pelo blog do grupo, junto com a apresentação de um protótipo na noite desta terça-feira (27).

— Se tudo sair bem, poderíamos lançar um pequeno programa piloto aqui na Califórnia nos próximos dois anos.

O design do pequeno Google Car elétrico é uma espécie de híbrido entre um Fiat 500 e um Smart ForTwo. O diretor do projeto, Chris Urmson, comentou a novidade:

Publicidade

— Foi muito estimulante começar de um papel em branco e perguntar: O que deveria ser diferente para este tipo de veículo?

Com vidros amplos, o carrinho de dois lugares não terá volante, pedal de acelerador, nem pedal de freio, porque não precisa deles. "O software e os sensores fazem todo o trabalho", garantiu o Google, que pretende fazer testes nos próximos meses com motoristas munidos de um controle manual.

Publicidade

O Google quis fabricar um carro "bonito", que visto de frente parece sorrir com dois faróis que parecem dois grandes olhos. O veículo é coroado com uma pequena torre no teto, equipada com múltiplos sensores e laser que lhe permitem captar o que os cerca e, assim, "dirigir-se" sozinho.

Uma câmera instalada no capô controla também o que acontece à frente.

Publicidade

Mas o desenho do protótipo do Google Car também foi pensado para os pedestres: ao invés de um para-choques, tem uma grade suave e o para-brisa pode ser deformado em caso de colisão, reduzindo o risco de lesões.

A velocidade máxima dos protótipos não passará dos 40 km/h. Sergey Brin, um dos fundadores do Google, não escondeu o otimismo e empolgação durante a apresentação do protótipo.

— A razão pela qual estou tão entusiasmado em relação a estes protótipos e ao nosso projeto de veículo autônomo em geral é que temos a possibilidade de mudar o mundo que nos cerca.

Em meados deste mês a empresa californiana, que desenvolve este projeto há cinco anos, apresentou um Lexus sem motorista. O Google afirmou ter superado alguns obstáculos encontrados na condução dentro da cidade.

Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.