Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Triciclo Apache é criação brasileira inspirada nas motos clássicas da Indian, arquirrival da Harley-Davidson

Trike foi desenvolvida sobre a custom Suzuki Boulevard C1500, com mecânica original

Carros|Do R7

Detalhe do escudo criado especialmente para o triciclo Apache
Detalhe do escudo criado especialmente para o triciclo Apache Detalhe do escudo criado especialmente para o triciclo Apache

Os triciclos derivados de motos custom estão em alta nos Estados Unidos, e essa moda, claro, já chegou às ruas brasileiras, ganhando adaptações de alto nível. É o caso da trike Apache, criada sob encomenda por José Pantojo, proprietário da Metalúrgica Pantojo. Torneiro mecânico com rara habilidade para manipular metais, o inventor tinha um sonho antigo: criar um triciclo baseado em uma moto com transmissão por eixo cardã. A oportunidade surgiu por acaso, após um desconhecido lhe entregar uma Suzuki Boulevard C1500 ano 2009.

Livre para criar e fazer as adaptações necessárias, Pantojo manteve a mecânica original e desenvolveu a balança traseira com base nas mais novas tecnologias dos triciclos norte-americanos. Paralelamente, Vito Simone, dono da empresa de customização Personal Parts, projetou a carroceria de fibra de vidro que cobre o eixo traseiro. Seu design foi inspirado no Renault 4CV — conhecido no Brasil como “Rabo Quente”. Do conjunto original, apenas o sistema de escape foi modificado. O motor (1500 cc, 98 cv) e a transmissão foram mantidos.

O curioso dessa história é que tudo começou com um triciclo baseado em uma Harley-Davidson. Por meio dele, José Pantojo conheceu o dono da Suzuki Boulevard. O que ninguém imaginava, porém, é que o projeto daria vida à Apache Motorcycles, marca inspirada na Indian Motorcycles, famosa fabricante de motos clássicas que é considerada a principal concorrente da Harley-Davidson. Por sinal, o triciclo Apache surge no exato momento em que a marca norte-americana ensaia seu retorno ao Brasil, após mais de seis décadas de ausência.

Confira abaixo o vídeo exclusivo da trike Apache em movimento:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.