Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campanha de Padilha desconsidera usar CPI da Sabesp para atacar Alckmin

Oposição na Câmara dos Vereadores diz que implantação de comissão foi "eleitoreira" 

São Paulo|Ana Ignacio, do R7

Crise hídrica de São Paulo tem sido usada por Alexandre Padilha (PT) para criticar a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB)
Crise hídrica de São Paulo tem sido usada por Alexandre Padilha (PT) para criticar a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) Crise hídrica de São Paulo tem sido usada por Alexandre Padilha (PT) para criticar a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB)

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Sabesp, recém-instaurada na Câmara dos Vereadores de São Paulo, gerou novas alfinetadas e provocações entre PT e PSDB. Aprovada nesta quarta-feira (6), para o líder do PSDB na Câmara, Floriano Pesaro, a comissão é eleitoreira e tem o objetivo de prejudicar a campanha de reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

— Essa CPI já havia sido negada no semestre passado e [alguns vereadores] avaliaram que agora era hora de fazer a CPI porque poderia atrapalhar a campanha do Geraldo. A menos que a CPI faça chover, qualquer outra atitude não vai levar a lugar nenhum. Além de ser uma CPI irresponsável, ela é eleitoreira.

No entanto, Emídio de Souza, coordenador de campanha de Padilha, declarou ao R7 que não considera utilizar a CPI para criticar Alckmin e respondeu às declarações da oposição de que há interesse eleitoral na aprovação da comissão.

— A CPI da Petrobrás não foi eleitoreira? Ela foi o quê? O PSDB não gosta de ser investigado. Não terá tempo [de explorar a CPI na campanha] e o mais importante é que quem anda na transparência não tem o que esconder.

Publicidade

Leia mais sobre Eleições 2014

Para Padilha, Alckmin é insensível à falta de água em SP

Publicidade

O vereador Alfredinho, líder do PT na Câmara, também negou que a CPI, instaurada durante a pior crise hídrica do Estado de São Paulo, tenha motivação eleitoral e defendeu a criação da comissão.

— O intuito não é esse. Na verdade, a CPI já estava protocolada antes dessa crise da água.

Publicidade

O requerimento da comissão, feito pelo vereador e também candidato ao governo de São Paulo, Laércio Benko (PHS), foi protocolado pela primeira vez na Câmara no início de 2013. Sem chegar a ir à pauta, voltou a ser protocolado em fevereiro deste ano e também não foi votado, segundo a assessoria de imprensa de Benko. Nesta quarta-feira, a criação da CPI foi aprovada por 30 votos a favor e nove contrários. A comissão terá duração de 120 dias e será composta por nove vereadores, representando todos os partidos da Casa.

Crise hídrica

Desde o início da campanha, Alexandre Padilha tem feito duras críticas ao governador Geraldo Alckmin em relação à seca do Sistema Cantareira. Além de dizer que Alckmin não investiu em obras como deveria, o petista também acusa o atual governador de fazer racionamento sujo no Estado e de fazer uso político do Cantareira. 

Alckmin nega que o Estado passe por qualquer tipo de racionamento de água e tem defendido os "investimentos vultosos" em saneamento feitos no Estado durante os 20 anos em que o PSDB está no governo.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.