Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Anvisa rejeita três pedidos de autotestes de Covid-19

Antes de serem vendidos nas farmácias, os produtos precisam do aval da reguladora, que indeferiu três das 51 solicitações 

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Anvisa precisa dar aval às empresas para que usuário consiga comprar autotestes
Anvisa precisa dar aval às empresas para que usuário consiga comprar autotestes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) rejeitou, até esta terça-feira (8), três pedidos de autorização para uso e comercialização de autotestes no Brasil. A reguladora recebeu 51 pedidos e ainda não aprovou nenhum deles. Há seis procedimentos aguardando publicação no DOU (Diário Oficial da União), mas a análise pode ter sido positiva ou negativa em relação à demanda pelo aval.

Com isso, o Brasil ainda não tem oferta de autotestes para venda nas farmácias, drogarias e estabelecimentos de saúde licenciados. Segundo a Anvisa, os pedidos já negados ocorreram "em razão da falta de estudos e documentos completos sobre os produtos". As empresas que não receberam autorização da agência foram a Okay Technology, a Medlevensohn e a LMG Lasers. Elas podem entrar com um novo processo e "já foram informadas por meio de ofício eletrônico sobre os pontos de ajustes necessários".


Além dos seis pedidos com a análise concluída e aguardando a publicação do resultado no DOU, há outros seis procedimentos em exigência técnica, quando os técnicos demandam a apresentação de dados complementares por parte da fabricante. Quatro ainda estão em análise e outros 32 foram distribuídos às áreas para iniciar a análise.

Leia também: O que você precisa saber sobre os autotestes de Covid


Para que o produto passe a ser vendido no Brasil, além de analisar a eficácia e a segurança dos autotestes, a Anvisa precisa avaliar a documentação apresentada pelas empresas, se as instruções de uso são acessíveis aos usuários e como devem ser a armazenagem e o descarte para os consumidores.

A aprovação também depende de outros aspectos comerciais, como a exigência de que as empresas tenham um canal para atender os consumidores que comprarem o produto. As embalagens deverão conter todos os componentes necessários para o teste e sua validade.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.