Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Cadastro Único: novos documentos são exigidos para cadastro ou atualização de dados

A partir de agora, as famílias precisam apresentar um documento com foto do responsável e um comprovante de residência

Brasília|Do R7, em Brasília

Mudança no sistema de entrada no Cadastro Único
Mudança no sistema de entrada no Cadastro Único

Uma portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) exige novos documentos para entrar com o pedido de registro ou atualização dos dados no Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso a diversos programas sociais do governo, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, a mudança tem como objetivo tornar o processo mais seguro e evitar fraudes.

Segundo a portaria nº 889 do MDS, são obrigatórios um documento com foto do responsável pela unidade familiar e um comprovante ou declaração de residência, que precisam ser apresentados com os documentos de identificação de todos os componentes do grupo. O comprovante de endereço precisa estar em nome de um deles e pode ser uma conta de luz, água ou celular, por exemplo. Caso não tenha nenhum desses documentos, o responsável familiar deve assinar uma declaração de residência.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Também há mudanças no procedimento de cadastramento ou atualização cadastral de famílias unipessoais. Nesses casos, além de apresentar os documentos obrigatórios, comuns a todos os tipos de composição, é preciso assinar um termo de responsabilidade, que atesta a veracidade das informações prestadas ao CadÚnico.

As regras de documentação para famílias indígenas e quilombolas não sofrem alteração. Indígenas sem outros documentos podem também apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani), fornecido pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O termo de responsabilidade não é exigido de famílias unipessoais em situação de rua, cujo cadastramento um segue fluxo específico, já definido pelo ministério.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.