Lula conversa com Ursula von der Leyen sobre envio do acordo Mercosul-União Europeia
Documento foi apresentado para análise do Conselho Europeu nesta semana
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou na manhã desta sexta-feira (5) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Por telefone, o presidente brasileiro parabenizou o envio do acordo Mercosul-União Europeia para análise do Conselho Europeu.
Segundo Lula, a apresentação do documento é “mais um passo importante para sua assinatura”. A expectativa do presidente é que ele seja assinado no fim deste ano, durante a Cúpula do Mercosul.
LEIA TAMBÉM
Na conversa, que durou cerca de 20 minutos, os líderes debateram sobre as relações entre o bloco europeu e o Brasil. Lula defendeu que qualquer regulamento sobre salvaguardas que seja adotado internamente pela UE esteja em plena conformidade com o espírito e os termos pactuados no Acordo.
Segundo o governo federal, os dois líderes concordaram que a parceria entre os dois blocos regionais é ainda mais estratégica considerando o momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional atual. “O futuro acordo criará um mercado de mais de 700 milhões de pessoas e corresponderá a 26% do PIB global”, afirma.
Lula e von der Leyen reiteraram seu compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica, além de reforçar seu objetivo de metas ambiciosas de descarbonização da economia.
O presidente brasileiro reforçou que a COP30, que será em novembro em Belém (PA), será um momento onde líderes mundiais vão poder refutar o negacionismo e apresentar compromissos concretos de transição para uma economia verde. O evento é apoiado por Ursula e pela União Europeia.
Acordo Mercosul-União Europeia
A Comissão Europeia apresentou a versão final do acordo comercial com o Mercosul. O texto agora vai ser analisado pelos 27 países membros da União Europeia. Se aprovado, o acordo vai criar a maior área de livre comércio do mundo. O texto prevê limites a importações agrícolas para reduzir a resistência de países como a França. O documento também precisa ser ratificado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Perguntas e Respostas
Qual foi o tema da conversa entre Lula e Ursula von der Leyen?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre o envio do acordo Mercosul-União Europeia para análise do Conselho Europeu.
Qual é a expectativa de Lula em relação ao acordo Mercosul-União Europeia?
Lula afirmou que a apresentação do documento é "mais um passo importante para sua assinatura" e espera que o acordo seja assinado no final deste ano, durante a Cúpula do Mercosul.
O que foi discutido durante a conversa entre os líderes?
Durante a conversa de cerca de 20 minutos, Lula e von der Leyen debateram as relações entre o bloco europeu e o Brasil. Lula defendeu que qualquer regulamento sobre salvaguardas adotado pela UE deve estar em conformidade com os termos do Acordo.
Qual é a importância da parceria entre Mercosul e União Europeia segundo os líderes?
Os líderes concordaram que a parceria entre os dois blocos é estratégica, especialmente em um momento de incerteza no comércio internacional. O futuro acordo criará um mercado de mais de 700 milhões de pessoas e representará 26% do PIB global.
Quais compromissos foram reafirmados por Lula e von der Leyen?
Lula e von der Leyen reafirmaram seu compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica, além de estabelecer metas ambiciosas para a descarbonização da economia.
Qual evento importante Lula mencionou e qual é seu propósito?
Lula mencionou a COP30, que ocorrerá em novembro em Belém-PA, como um momento para líderes mundiais refutarem o negacionismo e apresentarem compromissos concretos para a transição a uma economia verde. O evento conta com o apoio de Ursula e da União Europeia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
