Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Secretaria de Saúde já confirmou 143 casos de varíola do macaco no DF 

Desse total, 138 são homens e cinco são mulheres; Governo investiga outros 126 casos suspeitos

Brasília|Vanessa Marques, do R7, em Brasília

Testes de varíola do macaco com resultado positivo
Testes de varíola do macaco com resultado positivo Testes de varíola do macaco com resultado positivo

Os casos confirmados de varíola do macaco no Distrito Federal chegaram a 143 nesta quinta-feira (18). A informação é da Secretaria de Saúde, que investiga outros 126 suspeitos.

Do total de infectados, 138 são homens e cinco são mulheres. Todas as pessoas confirmadas com a doença são maiores de idade, acima dos 18 anos. Segundo o boletim da pasta, 215 casos foram descartados após exames laboratoriais.

São 25 casos a mais em comparação com os dados divulgados pela Saúde na última segunda-feira (15). No DF, a transmissão da varíola do macaco é considerada comunitária desde 18 de julho — ou seja, o infectado não consegue dizer com quem pode ter contraído a doença.

Centro de Operações de Emergências

Em 2 de agosto, a Secretaria de Saúde criou o Centro de Operações de Emergências (COE) para o combate às infecções pela varíola do macaco.

Publicidade

Leia mais: Saúde do DF cria comitê de emergência para discutir varíola do macaco

O Laboratório Central (Lacen-DF) também passou a fazer as análises dos testes para acelerar a liberação dos resultados. Antes, os exames eram feitos em um laboratório de referência da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ).

Publicidade

Terceiro no mundo

O Brasil passou a Alemanha em número de casos de varíola do macaco e se tornou o terceiro país do mundo com mais pessoas infectadas neste surto.

Dados do Ministério da Saúde atualizados até a noite de quarta-feira (17) mostram que já são 3.359 casos positivos — a Alemanha registra 3.213. Aqui, há outros 4.090 pacientes com suspeita da doença.

Leia mais: Brasil se torna o terceiro país do mundo em casos de varíola do macaco

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.