Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Ex-chefe de gabinete de Lula deixa campanha após receber pagamento de amiga de Lulinha

Marcola nega qualquer irregularidade, afirma que a operação foi privada e diz estar à disposição da Justiça

2026|Caroline Aguiar, da RECORD Brasília, e Amanda Garcia, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, deixou a campanha de reeleição de Lula após investigações da Polícia Federal.
  • Marcola é acusado de receber pagamento da lobista Roberta Luchsinger, investigada por tráfico de influência no governo federal.
  • Ele nega irregularidades, afirmando que o pagamento foi um empréstimo pessoal já quitado, sem ligação com sua atuação no governo.
  • A Polícia Federal investiga a atuação de Luchsinger em órgãos do governo e sua ligação com o empresário Antônio Camilo Antunes.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Marcola, ex-assessor de Lula
Marcola disse que pagamento foi um empréstimo pessoal contraído e já quitado Reprodução/Redes sociais

Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, decidiu deixar a equipe da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A saída ocorre após a divulgação de informações de uma investigação da Polícia Federal que apontam que o ex-chefe de gabinete do presidente recebeu um pagamento da lobista Roberta Luchsinger, investigada por suspeita de tráfico de influência no governo federal.

Marcola havia deixado o cargo no Palácio do Planalto em 21 de julho justamente para integrar a coordenação da campanha presidencial. Agora, diante da repercussão do caso, optou por se afastar da equipe.


Uma fonte que trabalha na campanha de Lula confirmou à reportagem que Marcola pediu afastamento para cuidar da sua defesa. O ex-chefe de gabinete do presidente disse a aliados estar confiante por não ter cometido nenhum crime.

A transação financeira foi citada pela Polícia Federal no pedido de abertura de inquérito que apura suspeitas de tráfico de influência envolvendo Roberta Luchsinger e Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente.


Veja Também

Segundo a investigação, uma das hipóteses é que o pagamento ao ex-assessor pudesse representar vantagem indevida para facilitar o acesso da lobista a integrantes do governo.

Em nota, Marcola negou qualquer irregularidade. Segundo ele, o dinheiro recebido foi um “empréstimo pessoal contraído e já quitado”, sem relação com sua atuação no governo.


“Recebi com surpresa a matéria que trata um empréstimo pessoal contraído e já quitado como algo ilegal. Nunca tive nenhuma relação que caracterize qualquer ilegalidade no exercício de minha função”, afirmou.

O ex-assessor de Lula disse que colocou seus sigilos bancário e fiscal à disposição da Justiça e informou que quitou o empréstimo com uma transferência bancária de R$ 249 mil.


“Jamais houve nada além do empréstimo pessoal que obtive junto a ela, pago com a transferência bancária de R$ 249 mil, uma movimentação de natureza estritamente privada”, declarou.

Investigação da PF

A Polícia Federal investiga se Roberta Luchsinger atuou, em conjunto com o empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, para “abrir portas” no governo federal e intermediar negócios junto a órgãos públicos.

As apurações apontam que a lobista esteve mais de 40 vezes em órgãos do governo federal entre 2023 e 2025, sem que suas visitas constassem nas agendas oficiais. Ela também manteve contatos frequentes com o Ministério da Saúde, área de interesse do empresário investigado.

A PF já instaurou dois inquéritos para investigar suspeitas de tráfico de influência envolvendo o Ministério da Saúde, o Palácio do Planalto e a Dataprev. Um terceiro procedimento foi distribuído ao ministro do STF Flávio Dino, que autorizou nesta semana a abertura de outra investigação envolvendo Lulinha.

Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.