Ativistas usam troncos e motoserra em protesto contra corte de árvores para realização da Stock Car em BH
Manifestação ocorreu durante todo o dia, em frente à sede da prefeitura, na região central da cidade
MG Record|Do R7
Manifestantes fizeram atos durante toda esta quarta-feira (28), em frente à sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na região central da cidade, contra o corte de 63 árvores para a realização de uma etapa da Stock Car na cidade. Os cortes já começaram nesta manhã.
Durante o protesto, ativistas entregaram na prefeitura uma motoserra. O grupo também colocou troncos e galhos em frente à prefeitura. Manifestantes ainda estavam no local à noite.
A corrida automobilística está prevista para acontecer em agosto deste ano, no entorno do estádio Mineirão. Segundo a prefeitura, os cortes devem acontecer para adequar a avenida ao padrão exigido pela produção do evento.
A retirada dos arbustos foi aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) de Belo Horizonte, com dois votos contrário e 10 a favor. Em contrapartida, a organização e a prefeitura prometem plantar 688 árvores, a partir desta sexta-feira (1°).
A reitoria da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) tenta alturar o local da prova, já que a universidade está em frente à via que será usada de pista até o momento.
A primeira edição da Stock Car em Belo Horizonte está prevista para acontecer em agosto deste ano. A prefeitura calcula que o evento pode movimentar quase R$ 200 milhões na cidade apenas em 2024.