Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vírus da dengue que não aparecia em BH há 20 anos volta a infectar e deixa cidade em alerta

Prefeitura anunciou pacote de medidas para conter avanço da doença na capital mineira

MG Record|Do R7

O sorotipo do vírus da dengue Denv-2 voltou a circular em Belo Horizonte após 20 anos. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, nesta quarta-feira (31). O cenário deixa a prefeitura em alerta. "Isso gera uma preocupação porque a prefeitura fica imunologicamente mais suscetível", declarou o chefe da pasta.

"Ao apresentar infecção prévia por sorotipo Denv-1 ou 2, ao ser infectada por um sorotipo diferente, a pessoa pode desenvolver formas mais graves da dengue, com a transformação hemorrágica", alertou o secretário Danilo Matias.

O representante da prefeitura afirmou que a cidade encontra-se em um período pré-epidêmico da doença. Até agora, são 947 casos. As regionais mais afetadas são Barreiro, Nordeste e Venda Nova.

Para combater a doença, a prefeitura anunciou o investimento de R$ 16 milhões para a compra de insumos, testes e contratação de profissionais. As medidas vão contar com apoio de drone e de agentes do Exército. Também haverá postos de saúde extras abertos aos fins de semana. Até o momento, o município não recebeu vacinas para a rede pública.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.