Assista à íntegra da entrevista coletiva de Lula nesta quinta-feira (30)
Alta no preço dos alimentos, aumento do valor do diesel e críticas de Kassab a Haddad foram algumas das questões abordadas pelo presidente
Hora News|Do R7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu, na manhã desta quinta-feira (30), uma entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante a coletiva, a primeira em 25 meses, Lula abordou temas que geraram repercussão nacional nos últimos dias, como a alta no preço dos alimentos, o aumento do valor do diesel, as críticas de Gilberto Kassab, presidente do PSD, ao ministro Fernando Haddad, e outras questões do governo.
Altas nos alimentos
Sobre um dos temas que tem feito Lula se reunir com seus ministros nos últimos dias, o presidente explicou que trabalha com medidas para conter a alta no preço dos alimentos, mas afastou qualquer medida que fomente um “mercado paralelo”. Segundo ele, a solução deve girar em torno de um aumento de produção e diálogo com os empresários.
“Eu não tomarei nenhuma medida daquelas que são bravatas. Não farei cota, não colocarei helicóptero para viajar à fazenda e prender boi como foi feito no tempo do Plano Cruzado. Não vou estabelecer nada que possa significar surgimento de mercado paralelo”, garantiu Lula.
Críticas de Kassab
O presidente classificou como ‘injustas’ as críticas feitas por Gilberto Kassab (PSD) ao atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em um evento para investidores em São Paulo, o atual secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo afirmou que o titular do posto não sabia comandar e era um ‘ministro da Fazenda fraco’.
“Acho que o Kassab foi injusto
com o significado do companheiro [Fernando] Haddad no Ministério da Fazenda. Posso ter críticas pessoais à pessoa, mas não posso deixar de reconhecer que o companheiro Haddad começou o nosso governo coordenando a PEC da Transição, porque não tínhamos dinheiro para governar o país em 2023″, afirmou Lula.
Reforma ministerial
O governo segue com as articulações para uma reforma ministerial, com o objetivo de ampliar a participação de partidos do Centrão na Esplanada dos Ministérios. Na entrevista, Lula falou sobre a possível nomeação de Gleisi Hoffmann, presidente do PT, para um cargo ministerial, afirmando que “trocar ministro é uma coisa da alçada do presidente”.
“Eu estava preso e fui um dos responsáveis para que a Gleisi
virasse presidente do partido. Ela é um quadro muito refinado. Para ser do PT, tem que ganhar a confiança do PT. Ela tem condição de ser ministra em muitos cargos. Até agora, nada está definido. Ela não falou comigo, eu não falei com ela”, explicou Lula, deixando claro que ainda não há conversa formal sobre sua possível nomeação.
Independência de Galípolo
Quando questionado sobre o aumento da taxa de juros pelo Banco Central, Lula disse que o aumento na taxa de juros
era esperado e que o novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, não poderia “dar um cavalo de pau no mar, em um mar revolto, de uma hora para outra”. Segundo o presidente, “já estava praticamente demarcada a necessidade da subida de juros pelo outro presidente [Roberto Campos Neto], e Galípolo fez aquilo que entendeu que deveria fazer”.
“Temos consciência que é preciso ter paciência e eu tenho 100% de confiança no trabalho do presidente [do Banco Central] e tenho certeza que vai criar as condições para entregar ao povo brasileiro uma taxa de juros melhor. No tempo que a política permitir que ele faça”, completou Lula.
‘Diesel mais baixo do que em dezembro de 2022’
Sobre a questão do aumento do valor do diesel anunciado pela presidente da Petrobras, Lula afirmou que “não autorizei o aumento do diesel
. Desde o meu primeiro mandato, aprendi que quem autoriza o aumento do petróleo e seus derivados é a Petrobras, e não o presidente da República”.
O presidente também comentou que, caso a Petrobras precise realizar um reajuste, o preço ainda será inferior ao registrado em dezembro de 2022, mesmo sem levar em consideração a inflação de 2023 e 2024.
Últimas

Cientistas registram rotina de ursos-pardos no Alasca
Câmeras foram colocadas no pescoço dos animais; objetivo é entender preparação para hibernação

Motociclista é atropelado após discutir com motorista de ônibus
Empresa responsável se colocou à disposição para arcar com prejuízos do motoboy

Estudo diz que redução da escala 6x1 é economicamente possível
Mudança teria um custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo

Minas Gerais terá mutirões de prevenção da dengue após primeira morte do ano
Óbito de idosa com comorbidades foi registrado em Uberlândia

Apresentadora de TV faz novo apelo para tentar encontrar mãe desaparecida há nove dias
Nancy Guthrie, de 84 anos, foi vista pelo última vez em 31 de janeiro; suposto bilhete de sequestradores exige R$ 30 milhões pelo resgate


Carro ‘voa’ e quase atinge duas mulheres em Arcoverde (PE); veja vídeo
Motorista perdeu o controle do veículo; apesar das imagens impressionantes, ninguém ficou ferido

Famoso lago congela e chama atenção nos Estados Unidos
Autoridades alertam para risco de caminhas no local; país enfrenta recordes de temperaturas negativas

Meteoro chama a atenção de moradores do Sul do país
Fenômeno iluminou o céu e foi registrado por observatório do Rio Grande do Sul

Israel faz operações no Líbano e mata integrantes do Hezbollah
Militares israelenses realizaram ataques aéreos no país e também capturaram membro de grupo extremista

Trator causa acidente com morte em Indaiatuba (SP)
Máquina também atingiu outro veículo; cerca de 13 pessoas ficaram feridas

Sexto tornado nos últimos 12 meses atinge o Paraná
Frequência e força do vento deixam moradores de Foz do Iguaçu assustados

Airbus faz pouso de emergência na Turquia
Cabine foi tomada por fumaça; pilotos acionaram controle de tráfego e declararam emergência

Avião faz pouso de emergência e deixa dois feridos nos EUA
Motor apresentou problemas após decolagem; duas pessoas sofreram ferimentos leves

Casos de pancreatite associados a canetas emagrecedoras são raros
Anvisa emitiu alerta para uso do remédio sem acompanhamento médico



