'Brasil e China colocam a paz em primeiro lugar': Lula reforça parceria com Xi Jinping em encontro
Presidente Lula e governante chinês Xi Jinping se encontram, nesta quarta-feira (20), no Palácio da Alvorada; veja na íntegra
Hora News|Do R7
“Estou confiante que a parceria entre China e Brasil firmada hoje excederá todas as expectativas e pavimentará uma nova etapa para esse relacionamento”, discursou o presidente Luís Inácio Lula da Silva, em coletiva de imprensa realizada no Palácio Alvorada, em Brasília, nesta quarta-feira (20). O presidente se encontrou com o governante chinês, Xi Jinping, e disse que a parceria entre os dois países é antiga. “Essa visita reforça o pioneirismo e a ambição do nosso relacionamento, por isso, estamos determinados a alicerçar nossa cooperação pelos próximos 50 anos”, declarou Lula.
O presidente brasileiro falou que uma força-tarefa sobre cooperação financeira e outra sobre desenvolvimento produtivo e sustentável serão estabelecidas e deverão apresentar projetos prioritários em até dois meses. Lula também disse que em 2026 será iniciado o ano cultural Brasil e China, que visa à aproximação de ambas as sociedades. “A BRF, empresa transnacional brasileira do ramo alimentício, também deve investir cerca de R$ 80 milhões na aquisição de uma moderna fábrica para processamento de carnes na China”, acrescentou o presidente.
“Em um mundo assolado por conflitos armados, Brasil e China colocam a paz, a diplomacia e o diálogo em primeiro lugar, espero receber o presidente Xi Jinping novamente na COP 30, em novembro de 2025, e na cúpula do Brics em julho do ano que vem”, concluiu o presidente Lula.
Últimas