‘Careca do INSS’ diz que mídia criou personagem para atribuir crimes a ele
Durante sessão da CPMI, Antônio Carlos Camilo Antunes negou envolvimento nas fraudes contra aposentados e pensionistas
Hora News|Do R7
Durante depoimento na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga fraudes bilionárias no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), realizada nesta quarta-feira (25) em Brasília, o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', afirmou que a mídia foi responsável por atribuir a ele os crimes pelos quais está sendo investigado.
“Desde a deflagração da operação sem desconto, a mídia constituiu um personagem para tentar atribuir-me a responsabilidade por supostos crimes. Ocorre, entretanto, que tal narrativa não corresponde à verdade dos fatos, nem à minha verdade pessoal, nem àquela que muitos dos senhores aqui conhecem”, disse.
No instrumento jurídico, o empresário também atribuiu responsabilidade ao advogado Eli Cohen. “Hoje, terei a oportunidade de demonstrar que jamais fui esse personagem fictício, o chamado 'Careca do INSS', rótulo criado pelo senhor Eli Cohen, que induziu pessoas de bem, veículos de comunicação respeitados, profissionais de imprensa e toda a sociedade a acreditar em uma narrativa fantasiosa”, diz Antunes.
Fraude no INSS
Em abril deste ano, um esquema bilionário de fraudes no INSS foi revelado pela Polícia Federal e pela CGU (Controladoria-Geral da União). De acordo com a investigação, de 2019 a 2024, aposentados e pensionistas foram vítimas de associações e sindicatos, que os incluíram como associados sem consentimento e descontaram valores de seus benefícios. O prejuízo foi estimado em R$ 6,3 bilhões.
Preso em 12 de setembro, o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', é apontado como líder de um grupo empresarial envolvido no caso e intermediário financeiro das entidades associativas.
Antunes presta depoimento nesta quinta-feira (25) amparado em um habeas corpus, o que lhe garante o direito a ficar em silêncio e, portanto, não produzir provas contra si próprio.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Cientistas registram rotina de ursos-pardos no Alasca
Câmeras foram colocadas no pescoço dos animais; objetivo é entender preparação para hibernação

Motociclista é atropelado após discutir com motorista de ônibus
Empresa responsável se colocou à disposição para arcar com prejuízos do motoboy

Estudo diz que redução da escala 6x1 é economicamente possível
Mudança teria um custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo

Minas Gerais terá mutirões de prevenção da dengue após primeira morte do ano
Óbito de idosa com comorbidades foi registrado em Uberlândia

Apresentadora de TV faz novo apelo para tentar encontrar mãe desaparecida há nove dias
Nancy Guthrie, de 84 anos, foi vista pelo última vez em 31 de janeiro; suposto bilhete de sequestradores exige R$ 30 milhões pelo resgate


Carro ‘voa’ e quase atinge duas mulheres em Arcoverde (PE); veja vídeo
Motorista perdeu o controle do veículo; apesar das imagens impressionantes, ninguém ficou ferido

Famoso lago congela e chama atenção nos Estados Unidos
Autoridades alertam para risco de caminhas no local; país enfrenta recordes de temperaturas negativas

Meteoro chama a atenção de moradores do Sul do país
Fenômeno iluminou o céu e foi registrado por observatório do Rio Grande do Sul

Israel faz operações no Líbano e mata integrantes do Hezbollah
Militares israelenses realizaram ataques aéreos no país e também capturaram membro de grupo extremista

Trator causa acidente com morte em Indaiatuba (SP)
Máquina também atingiu outro veículo; cerca de 13 pessoas ficaram feridas

Sexto tornado nos últimos 12 meses atinge o Paraná
Frequência e força do vento deixam moradores de Foz do Iguaçu assustados

Airbus faz pouso de emergência na Turquia
Cabine foi tomada por fumaça; pilotos acionaram controle de tráfego e declararam emergência

Avião faz pouso de emergência e deixa dois feridos nos EUA
Motor apresentou problemas após decolagem; duas pessoas sofreram ferimentos leves

Casos de pancreatite associados a canetas emagrecedoras são raros
Anvisa emitiu alerta para uso do remédio sem acompanhamento médico



