Caixas-pretas do avião que caiu no Cazaquistão começam a ser analisadas em Brasília
Marcas de tiro foram encontradas na fuselagem do avião; a investigação revelará a trajetória da aeronave, sua velocidade e sua altitude
Mundo Record News|Do R7
As caixas-pretas do avião da Embraer que caiu no Cazaquistão em 25 de dezembro começaram a ser analisadas em Brasília nesta quinta-feira (2). A aeronave decolou de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozny, capital da Chechênia, na Rússia. No entanto, ao sobrevoar a cidade russa, o piloto alterou a rota e realizou um pouso de emergência próximo a Aktau, no Cazaquistão. Mas o avião se partiu e explodiu, resultando em 38 mortes e deixando 29 feridos. A fuselagem apresentava marcas de tiros, o que levantou suspeitas sobre as causas do acidente. Com a análise das caixas-pretas, será possível identificar a trajetória da aeronave, sua velocidade, sua altitude e o funcionamento dos sistemas e comandos.
Apesar de Vladimir Putin ter pedido desculpas pelo ocorrido, ele não assumiu a responsabilidade pela queda. O presidente russo confirmou que três cidades russas estavam sob ataque de drones ucranianos e que os sistemas de defesa estavam em ação no momento em que o avião caiu.
Últimas