Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Entenda como o Brasil tem ampliado relações comerciais para exportação em meio ao tarifaço

Vendas para a China aumentaram 33%, e setor tem batido recordes ao adotar embarque diversificado de produtos, como sebo bovino e oleaginosas

Record News Rural|Do R7

  • Google News

Em agosto deste ano, as exportações do agro brasileiro atingiram US$ 14,29 bilhões (cerca de R$ 76 bilhões, na cotação atual). Esse valor representa um crescimento de 1,5% na comparação com o mês anterior. O volume embarcado também subiu 5,1%, compensando a queda nos preços médios internacionais dos produtos.

Em entrevista ao Record News Rural nesta sexta-feira (19), Daniel Vargas, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), destaca que os números são positivos para a economia nacional.

Apesar das tensões geopolíticas globais e das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, como o café especial, o setor agrícola tem mostrado resiliência, com aumentos na produção e exportação de commodities como soja (13%), milho (mais de 20%) e algodão (quase 10%).

A diversificação dos mercados compradores é outro fator importante no desempenho positivo do setor. “As vendas para a China aumentaram em 33% e têm puxado essa demanda do setor, mas também temos assistido a um crescimento muito significativo das vendas brasileiras para o México, onde quase dobramos o que vendemos para lá, para o Egito e para vários países da Ásia”, afirma Vargas.

Além disso, ele explica que o Brasil passou a ampliar a pauta exportadora. “A gente vê recordes de exportação, por exemplo, de sebo bovino, que a gente nem imagina, né. Muitas vezes, sementes de oleaginosas, sem contar soja, feijões, ração para animais domésticos e também óleo de amendoim. É importante ter em mente essa diversificação, não só de destino, mas também de produto.”

Entretanto, desafios persistem devido aos altos custos logísticos e às dificuldades relacionadas ao crédito agrícola, ainda caro no Brasil. Mesmo assim, ele afirma que as previsões indicam novos recordes produtivos para as safras futuras.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.