Depois de negociações, técnicos em enfermagem e Iges entram em acordo sobre greve
Categoria terá reajuste salarial de 20% e auxílio-saúde deve ser implementado até julho
Brasília|Do R7

O Iges (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal) e técnicos e auxiliares de enfermagem acordaram um reajuste salarial de 20% depois de paralisação da categoria nesta terça-feira (10). Os profissionais devem retomar as atividades às 19h em todas as unidades.
LEIA TAMBÉM
O reajuste deve ser parcelado em 10,83% em setembro deste ano, 5% em março de 2026 e mais 5% em junho de 2026. Além disso, o benefício de auxílio-saúde deve ser implementando até julho e os profissionais que residem fora da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do DF) devem receber R$ 300 de auxílio-transporte. O ticket alimentação foi mantido.
Segundo o Iges, o diálogo para o reajuste da categoria é feito há dois anos e que um aumento de 4,83% será aplicado em setembro para todas as categorias da instituição. No caso dos técnicos em enfermagem, o reajuste de 10,83% é a soma do aumento combinado de 6% mais o previsto para todas as categorias.
“O IgesDF também se compromete a trabalhar para que as próximas parcelas — duas de 5% cada, programadas para os salários de março e junho de 2026 — estejam contempladas na previsão orçamentária do próximo ano, concluindo assim a recomposição acordada", completa.
A convocação da greve foi feita pelo Sindate (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem) com a alegação de que a categoria não passava por reajuste há dois anos.
O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) participou das negociações e chamou a conquista de “vitória inédita”. “Parabenizo a categoria pela mobilização, união e por acreditar em nosso trabalho”, declara.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp